A viagem pelo Piauí guarda muitas surpresas e curiosidades. O estado tem a única capital nordestina que não fica à beira mar e também o menor litoral do país, mas farto em opções. Exemplo é o município de Luis Correia, onde os ventos fortes o transformaram em destino do kitesurfe. Já em Parnaíba está localizado o único delta das Américas em mar aberto.
O viajante explorador tem a vantagem de admirar a céu aberto as riquezas do sertão nordestino – desde as pinturas rupestres nos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara e as esculturas em pedras do Parque Nacional das Sete Cidades aos passeios por dunas e espelhos d´água no Delta do Rio Parnaíba.
Teresina
Mesmo sendo uma cidade industrial, Teresina mantém áreas preservadas em plena região urbana, como a do Parque Ambiental Encontro dos Rios (Poti e Parnaíba), com restaurante, trilhas, mirantes e áreas para a prática de esportes aquáticos. Na ponte estaiada João Isidoro França há um mirante que dá vista para a cidade e para o rio Poti. Para conhecer o artesanato piauiense, visite o Polo Cerâmico. Não deixe de provar a Cajuína, bebida mais popular do Piauí, feita a base de caju.
Rota das Emoções
O Piauí está também na “Rota das Emoções” – roteiro integrado no qual divide atrativos com o Ceará e o Maranhão. A rota é um roteiro em 4 x 4, que passa pelo Delta do Parnaíba, por Jericoacoara e pelos Lençóis Maranhenses, com duração de vários dias. Em Parnaíba a pedida é o passeio de barco no Delta. Dá para ver o mangue, as dunas, as carnaúbas, as anhingas e mais de 70 ilhas fluviais. Uma parada interessante é na Baía do Caju. Na volta, aproveite e admire a revoada dos guarás. A lagoa do Portinho e a praia da Pedra do Sal também são boas pedidas para quem quer tomar um bom banho. Para saber mais acesse: www.parnaiba.pi.gov.br.