Praias de areia branca banhadas pelas águas do Oceano Atlântico, que colorem a paisagem com a variação de tonalidades de azul e verde são cartões- postais de Alagoas. A capital alagoana é famosa pela beleza de seus atrativos naturais, como as praias de Ponta Verde e Pajuçara. Um convite ao mergulho nas piscinas naturais aquecidas e à prática de esportes náuticos, como a natação e o surfe. Outra opção é conhecer a biodiversidade e a história naval da região por meio de mergulhos turísticos.
Maceió
Os tons de azul e verde do mar das praias de Maceió são os principais atrativos da capital alagoana. Podem ser apreciados nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Na Ponta Verde estão as mais badaladas barracas de praia. Já na Jatiúca, a agitação toma conta em bares com música ao vivo. Mais afastadas, Ipioca e Pratagi valem pelas belezas naturais. No Pontal da Barra, outro cartão-postal: a Rua das Rendeiras, repleta de lojas que vendem o bordado filé, renda rústica feita de fios de algodão coloridos, na forma de xales, toalhas de mesa e blusas.
São Sebastião
Um dos municípios mais importantes do agreste alagoano, São Sebastião vive da agricultura. Apresenta também como fonte de renda o artesanato, com destaque para a renda de bilro. Das manifestações artísticas destaque para o folclore, a zabumba e o guerreiro.
Arapiraca
No agreste de Alagoas, onde está localizado o município de Arapiraca, a economia é baseada na atividade industrial e comércio. O município apresenta como atrações turísticas uma tenda cultural, o Lago da Perucaba, o planetário, um parque municipal, um mercado do artesanato, um memorial da Mulher e a catedral Nossa Senhora do Bom Conselho.
São Miguel dos Campos
Referência regional de crescimento econômico, as principais atividades de São Miguel dos Campos são a agroindústria, a pecuária e a extração de petróleo e de gás natural. A taieira é um folguedo típico de São Miguel dos Campos, dança folclórica ligada aos escravos que viviam na região.
União dos Palmares
União dos Palmares é conhecida como a Terra da Liberdade, onde surgiu o maior ícone da resistência negra contra a escravidão no Brasil colonial: o Quilombo dos Palmares. A cidade guarda na Serra da Barriga, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o legado cultural africano e a história do maior quilombo do Brasil. A Casa Jorge de Lima, museu dedicado ao poeta, e a Casa de Maria Mariá, que funciona no lugar onde a historiadora morava, também fazem parte do roteiro cultural de União dos Palmares.
Murici
Local com a maior reserva de Mata Atlântica de Alagoas, tem uma diversidade de aves que só existem naquela região. Os lugares mais cobiçados pelos esportistas no município são a trilha de Socorro, a Cachoeira da Tiririca (localizada em uma reserva particular do patrimônio natural) e a Pedra do Bonito, um dos pontos mais altos de Murici, onde é praticado rapel.