Roteiros Nacionais

Viaje pelo Mato Grosso

20/02/2016
Viaje pelo Mato Grosso | Jornal da Orla
Único estado brasileiro composto por três biomas – Pantanal, Cerrado e Amazônia -, opções não faltam em todo Mato Grosso para quem deseja conhecer os muitos atrativos turísticos desta região central do Brasil. 
 
Começando por Cuiabá, a capital do estado e porta de entrada para quem deseja conhecer todas as belezas de Mato Grosso. Com quase 300 anos de existência, Cuiabá é uma combinação de história, modernidade, vida cultural, sabores, diversão e negócios. São igrejas, museus, praças, monumentos e comunidades tradicionais, tudo isso aliado a uma gastronomia ímpar, rica em peixes e iguarias regionais, e o agito da vida noturna.
 
Araguaia – O famoso rio conta com belas praias de areia branca e fina, aldeias indígenas, grutas e cachoeiras e abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. A região é conhecida também por seu misticismo, lendas e mistérios que atraem pesquisadores esotéricos e ufólogos. A região turística do Vale do Araguaia reúne 34 municípios, entre eles Barra do Garças, Cocalinho, São Feliz do Araguaia, Luciara e Santa Terezinha e outros.
 
Pantanal – Maior área alagável do planeta, diversidade é a palavra que melhor define o pantanal matrogrossense. São cerca de 650 espécies de aves, entre elas a espetacular arara azul, o tuiuiú (símbolo do Pantanal), e a garça-branca; mais de 260 de peixes, 1.100 de borboletas e 80 de mamíferos, sendo a onça-pintada a maior delas. Saindo de Cuiabá, o município de Poconé (100 km da capital) é tido como a porta de entrada do Pantanal Norte e fica na confluência dos rios Cuiabá e Paraguai. No município de Cáceres (220 km de Cuiabá), os amantes da pesca podem alugar barco e descer o rio Paraguai. 
 
Chapada dos Guimarães – A 65 km de Cuiabá, a Chapada dos Guimarães possui vários atrativos turísticos como cachoeiras, cavernas e grutas. Só de paredões são 157 km, como os da Cidade de Pedra, um local com desníveis de até 350 metros com formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva. Em Nobres (150 km de Cuiabá) os visitantes podem nadar ao lado de piaus, pacus, piraputangas, dourados e outras dezenas de espécies de peixes, além de arraias. Já a cidade de Jaciara (140 km de Cuiabá) é conhecida como a capital mato-grossense dos esportes radicais. 
 
Parque do Cristalino – O Parque Estadual do Cristalino está localizado na divisa com o Pará, entre os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo e conta com pousadas e hotéis que oferecem a experiência de ficar hospedado no meio da floresta. Alta Floresta é um dos principais pontos de pesca esportiva no estado. Fica no bioma da Amazônia, que abriga também o Parque Nacional do Xingu. Dentre as 1.600 espécies de aves brasileiras, cerca de 600 encontram-se nessa região.