Notícias
375 mil agentes e militares voltam às ruas nesta segunda-feira contra o Aedes aegypti
15/02/2016
*com informações do Portal Brasil
A ação que colocou 220 mil militares nas ruas, durante “Dia Nacional de Mobilização Zika Zero”, não se encerrou no sábado (13), quando os oficiais visitaram cerca de três milhões de casas em 350 municípios. Com o objetivo de continuar eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti, 55 mil oficiais das Forças Armadas e 320 mil profissionais de diferentes áreas voltam às ruas a partir desta segunda-feira (15).
Até o dia 18, será posta em prática nova etapa dessa estratégia de enfrentamento, envolvendo também agentes de saúde. Vestidos de colete e portando bolsas a tiracolo, os agentes vão seguir percorrendo ruas, batendo de porta em porta, visitando casas para vistoriar quintais, varandas e também os locais públicos.
Segundo Marcos Quito, coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle para Combate ao Aedes aegypti – o núcleo de inteligência operacional das ações do governo -, o quadro será composto principalmente por profissionais da saúde. “Os militares se somam ao quantitativo de 266 mil agentes de controle de endemias e 49 mil agentes comunitários de saúde, que já fazem visitas programadas. Eles somam esforços e vão trabalhar junto com esses atores para fazer essas visitas em domicílio”, diz.
Após a mobilização do sábado e da ação que será feita entre os dias 15 e 18, uma outra fase do plano de combate ao mosquito está marcada para ocorrer entre 19 de fevereiro e 4 de março. Nesses dias, militares irão visitar as escolas públicas para falar aos estudantes sobre a importância de eliminar o Aedes aegypti e evitar focos de proliferação do mosquito causador do zika.
400 pessoas participaram da ação, entre 117 integrantes da Marinha, 170 agentes SMS e 120 da Defesa Civil em Santos
Durante todo o sábado, o Embaré foi alvo de mutirão de combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zIka vírus, com participação de 117 integrantes da Marinha. Foi o ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti, que mobilizou todo o País.
Em Santos, esse pelotão, formado também por 170 agentes da Secretaria de Saúde e 120 integrantes da Defesa Civil, visitou 3.931 imóveis do bairro (residenciais e comerciais).Além de vistoriar os locais em busca de possíveis criadouros, o grupo orientou e distribuiu material informativo aos moradores. Tudo para conscientizar todos a unirem esforços e encerem a guerra contra o mosquito.
Foi a primeira mobilização na Cidade com a participação de um órgão das Forças Armadas, conforme orientação do Governo Federal, visando a união de esforços para o enfrentamento do Aedes. “Nosso objetivo foi fazer uma grande varredura para poder controlar o avanço do mosquito aqui no bairro, que é um local de grande abrangência na Cidade”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcos Calvo.
Porto
Ainda no sábado, pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde e a Codesp fizeram inspeção nas armadilhas de monitoramento instaladas na área portuária, como parte da programação de lançamento da Campanha de Intensificação de Combate ao Mosquito Aedes aegypti nos Portos Brasileiros.