A partir de então, reserva-se o dia 2 de fevereiro, para comemorar e enaltecer mais um ano de vida do Porto de Santos, destacando suas proezas, seus recordes e seus desafios. Alguns também reclamando.
Este ano, considera-se, então, que o Porto de Santos está comemorando 124 anos de atividades.
Entretanto muitos historiadores descrevem vários fatos demonstrando que as atividades, de cargas e descargas de embarcações, com conceitos portuários, já eram realizadas no canal do estuário de longa data.
A verdade é que a atividade portuária, inclusive a denominação de porto, está presente em nossa comunidade muito antes da inauguração do moderno cais com 260 metros, como também previamente ao reconhecimento da região como município.
O povoado de Santos, implantado por Brás Cubas, com uma capela e um hospital, ao ser denominado de “Vila do Porto” em 1546, selou os termos Santos e Porto, como ligados definitivamente até hoje .
Para chegar aos dias atuais, a cidade e o porto de Santos vivenciaram grandes alterações, com os mais variados reflexos, mantendo-se entrelaçados, quer para os avanços como para o enfrentamento dos desafios.
Foi assim, por exemplo, que o novo sistema de drenagem e saneamento da cidade de Santos, com seus tradicionais canais, foi fundamental para garantir a continuidade na chegada dos trabalhadores para as obras do novo Porto, reduzindo os riscos de doenças e óbitos.
Nossa comunidade, e hoje cidade Santos, vivenciou as constantes evoluções e desafios no atendimento das embarcações que aqui chegavam.
Iniciando com as embarcações rudimentares do Brasil colonial, com o transporte de cargas até a Vila de Cubatão, onde seriam transferidas para as mulas, que interligavam nossa região com a Vila de Piratininga, enfrentando a muralha da Serra do Mar, num prenuncio do transporte multimodal, até os dias atuais com os mais modernos conceitos logísticos, a cidade e o porto de Santos sempre souberam se adequar e dar as respostas que o comércio exterior necessitava.
Foi assim que empresários locais, muito antes de 1892, implantaram os primeiros trapiches, em estruturas que avançam para dentro do canal de navegação, como única forma que possibilitaria a realização das operações de cargas e descargas das caravelas, atuando como precursores dos atuais Operadores Portuários.
Portanto, além de comemorarmos a data de início de operações do denominado Porto Organizado de Santos, implantado por uma empresa privada, Cia Docas de Santos, e hoje administrado pelo Poder Público, Governo Federal, devemos aproveitar esta data para refletir sobre as evoluções das atividades portuárias, a ligação absolutamente siamesa, entre nossa cidade e porto, e em destaque como tais entes se relacionam e se ajudam.
Sobre tais questões pretendemos nos debruçar, em artigos futuros, dialogando sobre as vantagens, os questionamentos e desafios de uma cidade e região portuárias.
Denominamos esta coluna de perimetral, pelo seu simbolismo. É na Perimetral que o Porto e a Cidade de Santos se encontram, logicamente com suas vantagens e preocupações. Basta lembrar das imagens daquela região.
Parabéns, Porto Organizado de Santos! Temos muito a comemorar e também muito a debater, de forma coletiva, pois foi assim que chegamos até aqui.