Preservadas e protegidas como patrimônio histórico estadual, cinco fazendas históricas no interior de São Paulo recontam a zona rural paulista do século 19 e são boas opções de lazer para quem quer relaxar, se divertir e, ao mesmo tempo, conhecer um pouco mais do passado.
Fazenda Vargem Grande – Areias
É uma antiga fazenda de café cuja sede data de 1837, época do “Ciclo do Café” em São Paulo. Os proprietários ficaram conhecidos como “Barões do Café”, principalmente no eixo entre as cidades de Areias, Bananal, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz. A fazenda encontra-se em estudo de tombamento pelo Condephaat e atualmente abriga um hotel-fazenda que oferece atividades com trilhas, cachoeira e piscina. Estrada dos Tropeiros, Km 257, Serra da Bocaina, visita de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, tel: (12) 99759-535.
Sitio do Pica-pau Amarelo (Chácara do Visconde) – Taubaté
A chácara, imortalizada por Monteiro Lobato em suas obras, foi tombada pelo Condephaat em 1980. Atualmente, funciona no local um museu em homenagem ao escritor, com objetos pessoais e vasta biblioteca com as primeiras edições de seus livros. Ainda há uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio. Fica na Rua Campinas, s/nº. Visitação de terça a domingo, das 9 às 17h, tel.: (12) 3625-5062.
Fazenda Resgate – Bananal
A Fazenda Resgate pertenceu no início do século XIX ao comendador Inácio G. Monteiro. Tombada pelo Condephaat em 1982, a fazenda foi uma das maiores produtoras de café do Vale do Paraíba. A casa, um solar assobradado construído em taipa de pilão e pau a pique, constitui um dos mais ricos e requintados exemplos de moradia rural do período cafeicultor. O imóvel encontra-se em perfeito estado de conservação. A visitação é permitida para fins turísticos e culturais através de agendamento prévio. Estrada Nova para Barra Mansa, Km 324, visita as terças (8 às 12h), quartas, quintas e sextas (8 às 16h), tel.: (12) 3116-1002.