Com a instalação de um cinturão eletrônico de videomonitoramento por todo o litoral paulista, a Secretaria da Segurança Pública deu início à quarta fase do Detecta nesta quarta-feira (23).
Esta etapa é fruto da conexão de 480 câmeras e radares, além de mais 2.181 câmeras de monitoramento em municípios e estradas do litoral. O cinturão forma o maior anel de sistema de monitoramento da América Latina e entra em funcionamento durante a Operação Verão 2015/2016, que reforçará a segurança com mais de 2.883 policiais militares em 16 municípios do litoral sul e norte de São Paulo.
“Estamos com mais de duas mil câmeras de vídeo, grande parte delas com OCR [sistema de reconhecimento de placas], para identificar qualquer veículo roubado, situação de emergência, alarme, software inteligente”, disse o governador Geraldo Alckmin.
A Operação Verão 2015/2016 começou na sexta-feira (18) e vai até o dia 15 de fevereiro de 2016. “Toda a região do litoral sul, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba, até a divisa com o Paraná, Cananeia, Ubatuba, indo para Campos do Jordão, Alto Tietê, Mogi das Cruzes, região do ABC, um grande trabalho nas rodovias para a Operacao Verão”, completou o governador.
Abrangência
No total, incluindo os municípios interligados à malha, 38 cidades serão beneficiadas pelas funcionalidades do Detecta. O sistema receberá alertas em tempo real sobre roubos e furtos de veículos e outras situações suspeitas. A quarta fase do Detecta beneficiará uma população fixa e flutuante de 3.727.143 habitantes dos municípios do litoral sul e de 1.818.842 (fixa + flutuante) no litoral norte.