Esportes

Biker mineiro passa por Cubatão durante sua 3ª viagem

23/12/2015Da Redação
Biker mineiro passa por Cubatão durante sua 3ª viagem | Jornal da Orla
O mineiro Eurico Miguel da Silva, 34 anos, está em sua terceira viagem, em cima de uma bicicleta com alguns objetivos específicos como conseguir conhecimento sobre outras localidades. Ele pretende com isso manter um contato mais próximo com as pessoas que vivem nessas cidades e o principal, que é o exercício de uma atividade física que proporcione melhor qualidade de vida.
 
Na atual viagem, o desafio começou no início da tarde de segunda-feira (21), na Rodovia Fernão Dias, em São Paulo. Chegou na noite de segunda-feira em Cubatão, de onde seguiu para Santos, logo após o almoço. Ele pretende seguir para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira (23) e, por fim, concluir o trajeto até o Sul de Minas, num total de 1.250 quilômetros percorridos.
 
Eurico chegou às 20h35 em Cubatão, cidade que só conhecia pelo mapa. Ele diz que teve a melhor das impressões, principalmente das pessoas com que teve contato, em especial na Prefeitura. “Tanto o pessoal do hotel, onde fiquei hospedado, como os funcionários da Prefeitura, foram muito atenciosos comigo, passando todas as informações necessárias sobre a cidade e os melhores caminhos a seguir até a próxima etapa da viagem, que é até Santos”.
 
O biker diz que o grande desafio da viagem será a partir desta quarta-feira, quando segue de Santos até o Rio de Janeiro pela Rodovia Rio-Santos, em aproximadamente 522 quilômetros. Mas como a preocupação dele não é chegar sem conhecer, acredita cumprir esta etapa em quatro dias pois serão várias as paradas para fotos em algumas cidades.

Eurico destaca que do Rio de Janeiro, ele fará o último e mais importante percurso, que é até sua cidade, Pouso Alegre, no Sul de Minas, cerca de 400 quilômetros. “Conforme me programei, a chegada em Pouso Alegre deverá acontecer no dia 31 de dezembro, véspera do Ano-Novo. Lá está programada uma grande festa com a população, com direito a entrega de troféu pelo desafio vencido”.
 
Nas viagens anteriores ele seguiu os seguintes caminhos: em 2003, entre Foz de Iguaçú com passagem pela Argentina, Paraguai, retorno ao Brasil pelo Paraná até São Paulo e Sul de Minas, num total de 2.880 quilômetros; e outra, em 2007, do Balneário Camburiú, em Santa Catarina, pelo Estado de Paraná, São Paulo e Sul de Minas, somando 1.780 quilômetros.
 
Carreira – Nascido em Belo Horizonte, Eurico passou a maior parte de sua vida em Pouso Alegre, onde ainda reside boa parte de sua família. Hoje vive em Congonhal, onde trabalha como mecânico de bicicletas e também compete na modalidade Mountain Bike.
 
Eurico começou a competir em 1999, mas deu uma parada em 2002 por problemas financeiros. Voltou a competir em 2004 e até hoje participa de importantes competições em Minas Gerais e às vezes, também em São Paulo, que resultou em uma grande coleção de troféus e medalhas, que ele estima em 90 prêmios ao longo da carreira.
 
Mesmo antes de concluir o atual desafio, Eurico já está determinado a proporcionar um outro, que é a viagem da região conhecida por Triângulo Mineiro e voltar para Pouso Alegre, cerca de 780 quilômetros a serem percorridos em quatro dias durante o Carnaval. “Assim como nas demais viagens, esta também é para conhecer aquela região, muito importante em Minas Gerais”, afirmou o biker que pretende em 2017 repetir este trajeto que faz agora.