O novo ordenamento da fila da balsa começa efetivamente neste sábado (19), quando as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) que compõe a Força Tarefa assumem, junto com os agentes de trânsito, a fiscalização e ordenamento dos veículos que estiverem aguardando para fazer a travessia marítima. Essa ação permanecerá até o fim da temporada de verão.
Com o novo plano de ação, o ordenamento da fila terá dois, dos seis pontos de entrada existentes fechados. Esses locais geralmente utilizados para entrar na fila, serão permanentemente eliminados. De acordo com a coordenadora da Força Tarefa, Valéria Amorim da Silva, a intenção é moralizar a fila e fazer com que o usuário que tem um comportamento inadequado e sempre quer furar a fila seja identificado e multado.
“Não estamos prometendo acabar com a fila, até porque existe uma demanda, e nossa malha viária não comporta a chegada de 12 balsas ao mesmo tempo. Mas, não permitir que quem esteja na fila há uma hora seja penalizado, por aquele indivíduo que quer dar uma de esperto furando a fila. Não é justo e quem adotar esse comportamento, será multado, não haverá orientação. Todos sabem que não pode fazer isso”, pontua Valéria.
Anteriormente eram utilizados para acessar a fila as seguintes vias: Ruas do Estaleiro, Ilha da Madeira (Padaria Riviera), Manoel Penelas (Ultragás), Miosotis (sentido Caixa Econômica Federal e Concessionária Honda) e Manoel Albino (Trevo da Santa Rosa).
Serão bloqueadas para entrar sentido ferry boat, as Ruas Manoel Albino e Manoel Penelas. Essas vias serão fechadas com New Jersey (cavalete plástico), fechados permanentemente.
“Detectamos que esses locais, são onde as pessoas usam como rota alternativa e aproveitam para furar à fila. Eliminando diminuímos bastante o transtorno. Nos demais pontos ficarão guardas municipais e agentes de trânsito” reitera a coordenadora.
As equipes serão distribuídas da seguinte forma: Os GCMS controlarão a fila nas Ruas do Estaleiro e Ilha da Madeira. Os agentes ficarão na Rua Miosotis e na saída da Avenida Helena Maria.