Destinos no Exterior

Uma visita ao lar de Papai Noel

19/12/2015
Uma visita ao lar de Papai Noel | Jornal da Orla
A fantasia ganha ares de realidade em uma visita à Lapônia, uma longínqua região acima do Círculo Polar Ártico que ocupa um terço do território da Finlândia e avança também pela Suécia, Noruega e parte da Rússia. É na parte finlandesa que fica Santa Claus Village, a Vila Noel, próxima da cidade de Rovaniemi, onde o clima de Natal é vivido em todos os dias do ano. 

O cenário tem construções pensadas para envolver os visitantes na magia do Natal, com luzes, pinheiros e o personagem principal vestido com as tradicionais roupas vermelhas, acompanhado de renas e cães. A vila conta com toda a infraestrutura necessária para receber turistas, Correio Central do Papai Noel (que recebe cartinhas do mundo todo), o Escritório do Papai Noel e o SantaMus – um museu dedicado ao Bom Velhinho.  A Santa Claus Village também é um bom lugar para compras, com outlets de marcas finlandesas.

 
Santa Park – Outro destino turístico é o Santa Park, considerado o maior parque natalino do mundo, com oito mil m² e construído no interior de uma caverna. Trenzinhos, carrosséis e brinquedos típicos de todo parque de diversões fazem a alegria dos visitantes, que ainda podem conhecer a cozinha da Mamãe Noel, um globo de neve gigante e a Escola dos Elfos, entre outros atrativos. 
 
Sol da Meia-Noite e Aurora Boreal – Graças à sua localização no extremo norte do planeta, a Lapônia possibilita a visão de dois fenômenos naturais incríveis: o Sol da Meia-Noite – quando, no verão, nunca anoitece – e a Aurora Boreal, fenômeno luminoso considerado um dos maiores espetáculos da natureza, com luzes de diferentes cores que dominam o céu. O nome foi criado pelo cientista Galileu Galilei, no ano de 1619, por causa de uma deusa romana do amanhecer, chamada Aurora, e de seu filho, chamado Bóreas.


Passeio com renas – A Lapônia é célebre por possuir mais renas do que habitantes. Um dos passeios preferidos dos turistas é percorrer uma trilha de neve em um trenó puxado por renas ou por cães da raça Husky Siberiano.  

É ouro – Na porção finlandesa da Lapônia há um museu dedicado ao ouro. O Tankavaara Goldvillage foi fundado em 1970 por caçadores do metal precioso e conta a história de exploração de ouro na região. Quando foi descoberto na Lapônia, em 1868, o metal surgiu no rio Ivalojoki. 

 
Além do Natal
A geografia da Lapônia é um espetáculo para os olhos, com montanhas, lagos, florestas boreais, tundras (a vegetação típica dos árticos) e relevos. Alces, renas, ursos, lobos, são alguns dos animais que compõem a fauna da região.
 
Em Rovaniemi, a 830 km de Helsinque, a capital finlandesa, é possível fazer excursões de snownbile (uma espécie de jet-ski para neve), passear de trenós puxados por renas ou cães da raça Husky, se hospedar em hotéis de gelo e presenciar as impressionantes luzes da Aurora Boreal.