Roteiros Nacionais

Os bastidores de um cruzeiro

12/12/2015
Os bastidores de um cruzeiro | Jornal da Orla
*Marco Santana

Os momentos de prazer a bordo de um cruzeiro são bem conhecidos: piscinas, bares, teatros, cassinos, restaurantes… Mas pouco se sabe sobre como funcionam os bastidores de um navio de passageiros. 


Para garantir o conforto, segurança e diversão dos passageiros, a tripulação se mobiliza em uma verdadeira operação de guerra, que exige rapidez e eficiência, nas mais diversas tarefas a bordo: do preparo das refeições à manutenção da piscina, passando pela arrumação dos quartos e os ensaios das apresentações artísticas. O desafio é maior do que o enfrentado pelos profissionais de um resort, por exemplo, uma vez que as tarefas em uma embarcação têm suas particularidades.

Em visita na quarta-feira (9), a equipe do Jornal da Orla conheceu um pouco dos bastidores do funcionamento do MSC Splendida, um gigante com capacidade para 3.247 passageiros. 

 
Tripulação 
O navio conta com 1.370 tripulantes (quase um para cada dois passageiros), de 35 nacionalidades. “Para que trabalhem com o máximo de satisfação, procuramos dar todo o suporte necessário”, explica o diretor de Recursos Humanos da MSC, Rafael Freire.  Ele relata que a bordo os profissionais contam com restaurantes, áreas de lazer, academia e até bares específicos. “Durante sete meses, que é a duração de um contrato de trabalho, eles precisam se sentir em casa”, completa.

A divisão de nacionalidades varia, de acordo com o setor do navio. A cozinha tem predominância de asiáticos (sobretudo indianos e filipinos), o pessoal da casa de máquinas é formado em maioria por pessoas do Leste Europeu e o atendimento, nesta temporada, por brasileiros (são cerca de 350).


 
Restaurante
Todos os números do Splendida são superlativos, mas é na cozinha que se tem ideia da dimensão do navio. Na parte de confeitaria, por exemplo, por semana, são utilizados sete mil litros de leite, uma tonelada de farinha, 25 mil ovos, três toneladas de açúcar. Os números grandiosos se repetem em outros setores da cozinha, como explica o chef, o italiano Atílio Ascione: 10 toneladas de carnes, outras tantas de arroz, frutas, verduras…

 
Departamento médico
Com uma população embarcada tão grande, é fundamental ter uma estrutura médica capaz de socorrer casos mais simples e iniciar o atendimento dos mais complexos. O Splendida conta com um verdadeiro hospital a bordo. Espaço para pequenas suturas, desfibrilador, aparelho de raio-x portátil, monitor cardíaco, ventilador para respiração e uma farmácia completa está disponível, além de uma equipe formada por dois médicos e três enfermeiros. “É um hospital ambulante”, resume o médico português Miguel da Cruz. A unidade de saúde está localizada exatamente no meio do navio, ponto estratégico para atender aos casos, o mais rápido possível. Há ainda uma área de isolamento, se ocorrer algum caso de suspeita de doença contagiosa.

 
Lixo
A quantidade de lixo produzido no navio também é extraordinária, principalmente os relacionados ao consumo de comida e bebida. São nada menos que 12 metros cúbicos por dia. E o que fazer com tanta coisa? Primeiro, os rejeitos são separados por tipo (são cerca de 20): orgânico, vidro, papel, metal, plástico, tecidos, produtos perigosos, baterias de aparelhos eletrônicos, lixo hospitalar, neon, polyester, latas de spray… O lixo orgânico é triturado e recebe tratamento químico, de modo a ser descartado em alto -mar, a 19 quilômetros da costa, sem prejuízo ao meio ambiente, conforme conta o chefe do setor, o italiano Marco Cuorebuono. O material reciclável é compactado e armazenado até ser desembarcado.