Roteiros Nacionais

Cinco lugares para mergulho pelo Brasil

28/11/2015
Cinco lugares para mergulho pelo Brasil | Jornal da Orla
Corais, cardumes de peixes exóticos, navios naufragados. O fundo do mar revela inúmeras surpresas para os mergulhadores. Mas engana-se quem pensa que os cenários mais impressionantes são encontrados apenas nos mais de 8.500 quilômetros de costa brasileira. Um dos mais belos e procurados destinos para mergulho no país, por exemplo, é a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Seja em água doce ou salgada, mergulhar é como estar em outro mundo, quase intocado pelo homem. 
 
Fernando de Noronha (PE)
O Arquipélago de Fernando de Noronha é considerado como o melhor ponto de mergulho no Brasil, com águas transparentes e temperatura média de 28 graus. Mergulhadores mais experientes podem desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros na horizontal. Noronha possui 16 pontos para mergulhar, entre eles, Cagarras (funda e rasa), Ilha do Meio (caverna e tradicional), Caverna da Sapata, Laje Dois Irmãos, Cordilheiras, Laje dos Cabos, Cabeça das Cordas e Buraco do Inferno. Podem ser praticados no local o mergulho autônomo, técnico e o mergulho livre (apneia) e até mesmo o batismo, em que o visitante poderá fazer um mergulho guiado por um instrutor certificado.
 
Bonito (MS)


 

Localizada a 300 km da capital do Mato Grosso do Sul, Bonito está na região da Serra da Bodoquena, que possui rios com águas cristalinas, cavernas e um rico ecossistema com muita vida. Mergulhadores consideram a cidade como o maior destino para mergulho fluvial do Brasil. É por esse motivo que Bonito atrai milhares de turistas todos os anos. Os rios Formoso, da Prata e Abismo Anhumas têm opções de mergulho com cilindro que podem chegar a 18 metros de profundidade.

Ilha Bela (SP)
Maior cemitério de navios da costa brasileira, Ilhabela possui 21 naufrágios, desde veleiros e cargueiros a transatlânticos e petroleiros , muitos deles são acessíveis aos mergulhadores.  São mais de 129 km de costa a serem explorados. O fundo do mar é composto por rochas que formam tocas e grutas, onde há abundância de vida marinha e belas paisagens submarinas. O Santuário Ecológico da Ilha das Cabras permite mergulhos diretos da praia, possuindo recifes artificiais, como uma carcaça de caminhão e uma estátua em homenagem a Netuno.

Paraty (RJ)
As águas calmas e claras dos arredores de Paraty são perfeitas tanto para mergulho livre amador, quanto para os mergulhadores certificados. Os praticantes podem observar cardumes coloridos, grutas e fendas curiosas. Entre os pontos de mergulho estão as ilhas dos Cocos, Comprida, Deserta, dos Ramos e dos Meros.
 
Caravelas (BA)


 

A cidade é o ponto de partida para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos,  um dos mais belos pontos de mergulho no Brasil. Isso porque os mergulhadores encontram uma variedade de seres marinhos, como peixes, baleias, além do famoso banco de corais, entre eles, os famosos chapeirões: formações de corais em forma de colunas e cogumelos, que vão do fundo a 16m até quase a superfície, formando um verdadeiro labirinto de colunas, infestado de peixes. Os mergulhadores ainda podem visitar o naufrágio “Rosalina”, um cargueiro de 93,6m que afundou em 1939 carregando sacos de cimento e garrafas de cerveja, que se encontra em bom estado de conservação.