Mundo Pet

Pets: benefícios de praticar exercícios

16/11/2015
Pets: benefícios de praticar exercícios | Jornal da Orla
Que tipo de atividade física o seu cão pratica? Se você respondeu nenhuma, está na hora de repensar seus conceitos e levar seu companheiro para se exercitar. A prática frequente de exercícios é fundamental para a saúde mental e física do seu cãozinho.

Os benefícios de colocar os bichinhos para se movimentarem são vários: diminuição do estresse e das chances de desenvolvimento de distúrbios de ansiedade (muito comuns em pets que ficam muitas horas sozinhos); melhor socialização entre cães; mascotes mais relaxados e dóceis.

O veterinário e fundador do Pet Love, Marcio Waldman, afirma que a prática de exercícios pode ajudar também a prevenir doenças como obesidade, diabetes e dificuldades cardiorrespiratórias, aumentando, assim, o tempo e qualidade de vida dos cãezinhos.

 
Mas o veterinário adverte: antes de sair correndo com seu bichinho é preciso verificar qual é a intensidade de exercício mais indicada para ele. “Um Shih-Tzu, por exemplo, pode cansar com poucos minutos de caminhada rápida. Já um Border Collie é capaz de correr tranquilamente 15 minutos. A caminhada é a mais indicada para todos os bichinhos, mas a intensidade vai variar de acordo com a raça, idade e peso do seu cão. O mais recomendado é começar aos poucos e verificar como seu mascote está respondendo ao exercício. Preste atenção na respiração do seu pet, se ele estiver muito ofegante é melhor você diminuir o ritmo”, explica Waldman. 
 
Outra dica do veterinário é evitar a prática de exercício entre 10h e 17h, em dias de calor, pois o sol forte pode desidratar o bichinho, causando mal-estar. Fornecer água durante o exercício é outro cuidado importante. Marcio também recomenda que o cão seja levado a um veterinário de confiança para um check up.

“Antes de iniciar as atividades é recomendado ir a um veterinário de confiança para verificar se o seu animal está saudável. Doenças como displasia coxofemoral ou problemas nas articulações, por exemplo, podem ser agravadas com o aumento na intensidade dos exercícios”. 

 
Confira dicas sobre a prática de exercícios e cuidados com os mascotes:
 
– Prefira caminhar no início da manhã ou final da tarde. Evite o horário entre 10h e 17h, em dias de altas temperaturas. 
 
– Deixe que seu cão urine antes de começar uma caminhada. 
 
– Cães idosos (acima de 7 anos), com problemas de coluna, displasia coxofemoral e alterações cardíacas, não devem ser submetidos a exercícios físicos intensos. 
 
– Cães obesos devem caminhar em um ritmo mais lento, pois cansam com mais facilidade. 
 
– Atenção para a hidratação durante o exercício. Você deve ingerir bastante água e seu animal também. 
 
– O uso de guias extensoras permite que ele tenha bastante mobilidade.
 
– Se perceber que seu cão está cansado, respeite o ritmo dele. Deixe que ele descanse e ofereça um pouco de água. 
 
– Recompense seu cão após a caminhada oferecendo um petisco canino ou um brinquedo.