Assim como nos seres humanos, muitas doenças em cães e gatos podem estar ligadas diretamente a uma má higienização dos dentes. O mau hálito e a formação de tártaro é um alerta importante de que algo precisa ser feito para proteger a saúde de seu pet. O tártaro é uma massa constituída principalmente por bactérias, as quais, em contato com a gengiva, provocam inflamação e entram na corrente sanguínea, podendo causar infecção no coração, fígado e rins.
Escovação diária
Para evitar esse tipo de problema o melhor método é a escovação diária dos dentes do animal. Existem no mercado produtos e alimentos próprios que minimizam o acúmulo da placa bacteriana dentária, porém o método mais eficaz ainda é a escovação que pode ser associada a outros cuidados, intensificando o resultado. Se já houver gengivite recomenda-se o tratamento antes de iniciar o condicionamento para a escovação.
Não é normal perder dentes com a idade
É importante saber que não é normal os cães e gatos perderem dentes com a idade. A perda dos dentes está relacionada com a infecção das gengivas pelo tártaro. Quando há cuidado com os dentes ao longo da vida, os pets, mesmo que velhinhos, terão todos os dentes na boca e muita saúde.