Ter um cãozinho de estimação é o sonho de quase todas as crianças. Quando os pais dão o sinal verde para o tão desejado presente é preciso antes pensar quais as raças mais indicadas para uma convivência amigável com os pequenos, que são agitados por natureza.
Segundo Gustavo Campelo, Educador de Animais e fundador da Cão Ideal, é importante observar dois pontos. A rotina da família e a personalidade da criança. “Na questão da família tem que analisar quanto tempo o cachorro vai ficar sozinho, e quanto tempo eles têm para se dedicar ao animal. Já às crianças é observar se são agitadas ou tímidas, se têm medo de cachorro ou se já estão acostumadas a conviver com eles. Esses são pontos primordiais para acertar na escolha do animal”, explica.
Convivência saudável
Em relação à parte da saúde animal e à saúde dos pequenos, Gustavo Campelo fala que a maior preocupação é com as crianças, porque os cachorros já vêm vacinados, e, daí em diante, é só continuar com o ciclo conforme a carteirinha. “Eu recomendo que os pais conversem com os pediatras, para saber como funciona a vermifugação das crianças”, conta o educador.
Como educar
Caso chegue filhote, o pet vai estar em uma fase de crescimento e troca de dentes, então ele vai querer brincar de morder para aliviar a dor e a coceira. “Para evitar que isso ocorra, é importante corrigir o cachorro quando ele morder algo que não deve, para isso não evoluir e se tornar mais à frente um problema comportamental. Os pais também têm que explicar e mostrar aos filhos que não devem bater no animal e nem puxar a orelha. Ensinar que os cachorros também sentem dor e que preScisam mesmo é de carinho”, recomenda Campelo.
O educador faz um alerta: em momento algum deixe a criança sozinha com o animal. “Independente da raça ou do tamanho, a supervisão de um adulto é de tempo integral para evitar qualquer tipo de problema”. Segundo ele, “se desde o início esses cuidados básicos forem tomados, com certeza a convivência entre os cachorros e as crianças vai ser saudável e extremamente importante para o crescimento de ambos”.