Roteiros Nacionais

Os 10 maiores atrativos de São Paulo

03/10/2015
Os 10 maiores atrativos de São Paulo | Jornal da Orla
A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) listou os 10 atrativos mais procurados pelos visitantes, de acordo com levantamento realizado nas centrais de informação turística espalhadas pela cidade. Confira:
 
Masp – Localizado na Avenida Paulista, o Masp é um dos principais cartões-postais da cidade. Possui um acervo de cerca de oito mil peças, com grandes nomes da pintura, como Portinari, Anita Malfatti, Picasso, Van Gogh, entre outros. A construção modernista foi projetada por Lina Bo Bardi. No vão livre acontecem eventos e, aos domingos, uma feira de antiguidades.
 
Parque do Ibirapuera – O parque é um reduto de natureza e paz no meio da metrópole. Além da ampla massa verde e das áreas para atividades físicas, ciclovias, quadras, playgrounds e lagos, o parque tem como diferencial obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer, museus e espaços de cultura como a OCA.

Centro Histórico e Catedral da Sé – O centro da cidade possui diversos lugares históricos e imperdíveis, como a Catedral da Sé. O templo neogótico oferece visita guiada aos visitantes, além de diversos horários de missa. Ainda passeando pelo centro, uma visita ao Pateo do Collegio remonta à fundação de São Paulo, em 1554. E ainda o Mosteiro São Bento, com mais de 400 anos de história, e o Edifício Altino Arantes, conhecido como Banespão, inspirado no famoso Empire State Building, de Nova Iorque.

Avenida Paulista – Um dos principais centros financeiros e culturais da capital, possui diversas opções de lojas e restaurantes e é palco de grandes eventos. Entre as atrações da Paulista estão o Masp,  o Parque Trianon, a Casa das Rosas, e o Conjunto Nacional, com lojas, cinema, restaurantes e a Livraria Cultura, uma das maiores da cidade. 

Pinacoteca do Estado – Nos arredores da Estação da Luz, foi o primeiro museu de artes de São Paulo e possui um acervo de cerca de 9 mil peças, além de exposições temporárias nacionais e internacionais. A arquitetura do prédio foi projetada por Ramos de Azevedo, em 1895.

Museu do Futebol – O estádio do Pacaembu esconde embaixo de suas arquibancadas, em uma área de 6,9 mil m², o Museu do Futebol, um reduto de arquivos, fotos, gravações, narrações, vídeos e informações sobre o esporte trazido por Charles Miller ao Brasil. 

Theatro Municipal – Próximo à estação Anhangabaú do metrô, o Theatro Municipal é um dos grandes cartões-postais da cidade. Inaugurado em 1911, a construção é fortemente influenciada pela Ópera de Paris, com traços renascentistas e barrocos na fachada, e muitos adornos e obras de arte no interior. Passou por várias restaurações para torná-lo mais moderno, sem perder o glamour da época. 

Museu da Língua Portuguesa – Os recursos de interatividade espalhados por todo o museu contribuem para que o ambiente se torne ainda mais instigante. Além de contar curiosidades sobre o idioma, tem um espaço para retratar a história da Estação da Luz, prédio tombado onde o museu está instalado.

Liberdade – Habitado por japoneses desde 1912, o bairro é o mais famoso reduto de imigrantes na cidade. Além do comércio de rua, tem a tradicional feira de domingo, com quitutes da culinária japonesa. 

 
Mercado Municipal e Rua 25 de Março – Uma das ruas mais famosas de São Paulo, a 25 de Março é o maior centro de comércio popular da América Latina, recebendo cerca de 400 mil visitantes em dias comuns. Bom próximo fica o Mercado Municipal. O edifício de arquitetura imponente reúne uma enorme variedade de produtos, temperos e frutas, com destaque para o pastel de bacalhau e o tradicional sanduíche de mortadela.