Clara Monforte

Olhos nos olhos com Luciana Guimarães

19/09/2015
Olhos nos olhos com Luciana Guimarães | Jornal da Orla
Sempre sorridente, fiel aos amigos, solidária e atuante, LUCIANA GUIMARÃES, após um tempinho fora da cidade, retornou com tudo, com o seu paisagismo moderno, colorido e muito criativo. Aqui está ela, para dar algumas dicas:
 
O paisagismo é uma arte?
Sim, o paisagismo é uma arte que conjuga cores, formas, conhecimento de solos, botânica, arquitetura e clima.
 
Como é desenvolver projetos em 3D e fotomontagem?
São projetos cada vez mais apurados em tecnologia, aliando recursos como a irrigação automatizada e adubação por gotejamento. Quando desenvolvemos um projeto em 3D, pensamos nas sensações das pessoas ao caminharem pelo ambiente, criando espaços de convivência.
 
Qual o ponto alto do paisagismo? 
O paisagismo tem como objetivo harmonizar a interação do ser humano com o meio ambiente. 
 
Hoje, o paisagismo é valorizado ou supérfluo?
Cada vez mais o paisagismo é valorizado. Pode se ver pelo projeto, como a obra ficará. Foi comprovado que as pessoas que trabalham em um ambiente com plantas, produzem mais e se sentem mais felizes. O valor do paisagismo está ligado ao grau de desenvolvimento de um povo. 
 
Temperos e ervas são facilmente cultivados em casa?
Temperos e ervas podem ser cultivados dentro de casa, sim. Desde que haja luz intensa ou sol. Regar diariamente no verão e em dias alternados no inverno.
 
Paisagismo vertical e horizontal. Vantagens e desvantagens?
Não vejo vantagens ou desvantagens em um jardim horizontal ou vertical. Vai depender da disponibilidade de espaço e sincronia com a arquitetura. O hit do paisagismo é o jardim vertical. Eles proporcionam sensação de bem-estar em espaços que muitas vezes eram ignorados. Possibilitam a realização de um jardim em espaços pequenos e em outro plano.