O Centro de Santos comemora mais um aniversário neste domingo (16), uma data instituída pela lei 1.891, de 2000, referindo-se ao dia 16 de agosto de 1857, quando começou a circular o jornal “O Commercial”, que abordava as questões do comércio na área central da Cidade.
O bairro é marcado por mudanças de cenário com revitalização dos patrimônios públicos, retorno de empresários e aquecimento do comércio e turismo. Um dos grandes propulsores da iniciativa foi o início da linha turística do bonde. A partir daí, vieram outros investimentos em projetos de restauração de imóveis de importância histórica, como os teatros Coliseu e Guarany, os casarões do Valongo que abrigam o Museu Pelé e a recuperação de praças e vias.
Atualmente, a charmosa Praça Mauá passa por reformas no piso e rede de drenagem. Ao todo, estão sendo trocados 4.900 metros quadrados de mosaico português, que compõem toda a área no entorno do Paço Municipal, e segue no vão central até o ponto do bonde turístico. As intervenções também contemplam a padronização dos bancos e a reforma de estruturas antigas, como os monumentos.