Teatro

Festival Santista de Teatro debate lei de fomento em setembro

13/08/2015
Festival Santista de Teatro debate lei de fomento em setembro | Jornal da Orla
Reunindo o melhor do panorama teatral brasileiro, o FESTA 57 – Festival Santista de Teatro leva a dez pontos de Santos as sessões gratuitas de 32 atividades artísticas entre os dias 1º e 9 de setembro. O evento com companhias teatrais da Baixada Santista, de Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo percorre o Emissário Submarino, a Praça do Posto 2, a Fonte do Sapo, o Sesc-Santos, as ruas do Valongo, a Casa da Frontaria Azulejada, a Praça dos Andradas, o Teatro Guarany, a Vila do Teatro, o Monte Serrat e a quadra da Escola de Samba União Imperial.

Com a atriz Letícia Sabatella na abertura do FESTA 57, este ano o evento organizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista tem como tema o ‘Fomento’. A proposta é de que toda sua programação convide o público a refletir sobre a importância de uma lei de iniciativa popular para um Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de Santos, seguindo o modelo da capital paulista. 

A iniciativa inspiradora possibilita a criação e manutenção de grupos com trabalhos continuados de pesquisa e produção artística e, ao mesmo tempo, melhorando o acesso da população ao teatro. Além das mostras nacional, estadual e regional, o festival também mantém shows, apresentações musicais, audiovisual, intervenções cênicas e rodas de conversa.

Confira a programação em: fb.com/festivalsantistadeteatro e movimentoteatraldabaixadasantista.blogspot.com.


Histórico do Festival
O FESTA 57 – Festival Santista de Teatro é o festival de artes cênicas mais antigo em atividade do Brasil, reconhecido pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito da Cultura. Criado em 1958 por Patrícia Galvão, a Pagu, o evento já despontou nomes como os dramaturgos Plínio Marcos e Carlos Soffredini, além de reunir personalidades como Regina Duarte, Paulo Goulart, Nicette Bruno, Herson Capri, Bete Mendes, Leona Cavalli, Cleyde Yáconis, Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Nuno Leal Maia, Alexandre Borges, Jandira Martini e Rubens Ewald Filho.

FESTA 57
O festival é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural. O evento com apoio da Prefeitura de Santos e do Sesc além de parceria com a Cooperativa Paulista de Teatro, Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, Rede Brasileira de Teatro de Rua, Vila do Teatro, Diário do Litoral, Escola de Samba União Imperial, Movimento Mães de Maio, Fundação Arquivo e Memória de Santos e Curta Santos.