Cinema

Produção santista filma curta-metragem dentro de um ônibus circular em movimento

20/07/2015
Produção santista filma curta-metragem dentro de um ônibus circular em movimento | Jornal da Orla
Foram seis meses de pré-produção, seleção de elenco, debates sobre importância do protagonismo do negro e ensaios, até chegar a hora das filmagens. Nem a chuva ou o frio foram capazes de desanimar a equipe, que gravou cenas em diversos pontos de Santos, durante este primeiro final de semana do mês julho. Ponto final conta a história do jovem casal Juliana e Cleyton, dentro de ônibus coletivo, em uma tarde de outono.

O grande desafio para a produção foi montar um set de filmagem dentro do veículo em movimento. “Um ônibus é estreio, o corredor é pequeno, são muitos bancos. Então tivemos que pensar muito bem em como montar as cenas de acordo com o espaço”, conta o diretor Rubens de Farias. Com um roteiro que mistura poesia, romance, sonhos e realidade, o público pode esperar bons frutos do curta Ponto Final. “Um encontro cósmico de pessoas que gerou um filme lindo, cheio de sentimentos, magia e comprometimento”, comemora o diretor.

A atriz santista Juliana Damázio e o ator Cleyton Nascimento dão vida e nome aos protagonistas da trama que gira em torno de sentimentos. “Exatos segundos” é o título da música que serve de trilha sonora para as cenas musicais do curta Ponto Final. Composta por Jota Amaral e pelo Coletivo Teremin, a faixa foi interpretada pela própria atriz do curta. “Foi muito especial para mim poder viver esta personagem. Mas além disso, ainda tive a chance de expressar por meio da música todo sentimento que ela carrega”, diz Juliana.

Muito além do clima de romance, a trama busca a reflexão sobre o protagonismo do negro no cinema. “Os negros são sempre colocados em segundo plano na dramaturgia. Por muito tempo, isso agravou a falta de identidade e de referências positivas, ajudando a criar estereótipos. Com o Ponto Final, a história do Cleyton e da Juliana é marcada pela naturalidade da vida comum, sem qualquer possibilidade de preconceito”, afirma Dayane Rodrigues, produtora executiva do filme.

Baseado no texto “Decupagem”, de Dayane, o curta-metragem tem direção e roteiro adaptado de Rubens de Farias e produção de Rachel Munhoz. O projeto tem apoio da Viação Piracicabana, Fórum da Cidadania de Santos, Clube do Choro de Santos, Lobo Estúdio, Alojaki Hostel, Janela Digital, Video Paradiso, Brigadeiros Dona Chita, Sandubike, Pousada Santo Antônio e Reino Doce.
 
Produção – A seleção de elenco aconteceu durante o mês de maio e foram escolhidos a atriz santista Juliana Damázio e o ator Cleyton Nascimento para viverem o casal protagonista da história. O anúncio dos selecionados foi feito durante a festa Ponto Final, que aconteceu dia 14 de junho, no Clube do Choro de Santos. Festa que ajudou a arrecadar verba para a produção do curta e contou com o apoio e apresentação diversas atrações musicais, entres eles: a rapper Preta-Rara e a roda de samba do Ouro Verde (do Marapé).