Parte considerável dos viajantes que se deslocam pelo país são motivados, especialmente, pela possibilidade de comprar. São turistas à procura de peças de vestuário, cama, mesa e banho e calçados, para consumo próprio ou revenda em seus destinos de origem.
Mesmo aqueles que viajam para conhecer um novo destino investem uma parcela significativa do orçamento da viagem para as compras, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo. A aquisição de produtos durante a viagem consome 12,7% do valor reservado ao passeio.
O Brasil tem a quinta maior indústria do mundo e a quarta maior de confecções. Além de produzir, o país também está entre os oito maiores mercados consumidores do segmento.
De Norte a Sul – Enquanto no sul do país, o estado de Santa Catarina concentra 15,4% dos produtores da cadeia têxtil brasileira, com 4.937 unidades de produção (a marca Hering, instalada em Blumenau, criou até um museu da indústria na cidade), no nordeste brasileiro o polo de confecções fica no interior de Pernambuco: Caruaru, Toritama, Santa Cruz e Surubim. Toritama, por exemplo, a 140 km do Recife, é considerada a capital do jeans, com 2.500 fábricas que confeccionam 16% da produção nacional.