Teatro

Fomento ao teatro em Santos é tema de seminário

16/07/2015
Fomento ao teatro em Santos é tema de seminário | Jornal da Orla
Por uma lei que incentive e fomente a pesquisa continuada dos grupos teatrais e amplie a sua relação com a comunidade. Este é o objetivo do seminário ‘Construção de Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de Santos’, que será realizado gratuitamente de sexta (17) a domingo (19) pelo Movimento Teatral da Baixada Santista com apoio da Prefeitura.
 
Durante os três dias, diretores, produtores culturais e artistas debaterão sobre a necessidade de uma nova legislação, inspirada no êxito do programa semelhante na Capital, em vigor há 13 anos. Diferente dos modelos de grupos serem financiados pela renúncia fiscal de empresas, a lei de fomento em São Paulo conta com verba própria do orçamento municipal e seleciona projetos artísticos a partir de uma comissão com membros da prefeitura e da sociedade civil.
 
Além disso, haveria um estímulo a projetos continuados de pesquisa e criação teatrais desenvolvidos por núcleos artísticos regularmente. Assim, a lógica não é mais de privilegiar eventos e obras, mas processos exigentes de investigação e ações que permitam o enraizamento social e o amadurecimento recíproco dos envolvidos: artistas, técnicos, público e comunidade.
 
Em São Paulo, o programa municipal de fomento gerou mais espetáculos teatrais, estimulou novos dramaturgos e acadêmicos na área, contribuiu com mais publicações, produções audiovisuais, debates e seminários, fez surgir novos espaços culturais por meio de ocupação artística e novos grupos oriundos das oficinas ministradas pelos grupos contemplados. E, principalmente, descentralizou as atividades e a formação de público. Assim, este seminário é o início das discussões sobre ‘Fomento’, tema do 57º FESTA – Festival Santista de Teatro, o evento mais antigo em atividade no Brasil realizado em setembro.
 
Confira a programação:
 
>> Dia 17 (sexta-feira) – 19h – Teatro Guarany (Praça dos Andradas) – Mesa 1: Construção da Lei de Fomento para a Cidade de São Paulo. Com Luiz Carlos Moreira (Engenho Teatral), Pedro Pires (Cia do Feijão) e Renata Zanetha (Diretora Teatral)
 
>> Dia 18 (sábado) – 19h – Vila do Teatro (Praça dos Andradas) – Mesa 2: Construção Contínua dos Grupos Teatrais contemplados pela Lei. Com Fábio Resende (Brava Cia), Luiz Fernando Marques (GRUPO XIX) e Thiago Vasconcelos (Cia Antropofágica)
 
>> Dia 19 (domingo) – 19h – Vila do Teatro (Praça dos Andradas) – Mesa 3: Construção da Lei de Fomento em Santos. Com a participação de articuladores do Movimento Teatral da Baixada Santista.