Roteiros Nacionais

É tempo de quadrilhas juninas no Nordeste

13/06/2015
É tempo de quadrilhas juninas no Nordeste | Jornal da Orla
Um dos eventos mais originais do país, as festas juninas atraem milhares de pessoas este mês para cidades do Nordeste brasileiro, que realizam verdadeiros espetáculos de dança, música e comida típica, com shows de artistas consagrados. Duas cidades disputam o título de “Maior São João do Brasil”: Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, mas em qualquer uma delas a diversão é garantida, assim como em outros municípios nordestinos onde a festa já se tornou tradição. 
 
Salvador (BA) – O Parque de Exposições de Salvador terá cinco dias de festa, a partir de 20 de junho, e deve emendar com São João do Pelô, tradicional comemoração do Centro Histórico da Bahia.

 
Campina Grande (PB) – Com o título de Maior São João do Mundo, as festividades na cidade paraibana acontecem até 5 de julho. São mais de 40 mil m2 com inúmeras atrações que prometem atrair cerca de 2 milhões de visitantes. Na quarta-feira (17), será apresentado o maior quadrilhão do mundo. 

 
Aracaju (SE) – No Forró Caju, o som da sanfona, da zabumba e do triângulo toma conta de dois espaços: no Centro, entre os mercados públicos, acontece o Forró Caju, onde artistas regionais e grandes nomes da música brasileira animam o público; na orla de Atalaia é realizado o Arraial do Povo, com uma cidade cenográfica que imita uma pequena vila de interior. Até 29 de junho.
 
Caruaru (PE) – A maior festa de São João de Pernambuco segue até o dia 29 de junho, com bandas de pífanos, mamulengos, literatura de cordel, quadrilhas, desfile e shows com artistas famosos. Durante as festas juninas, associações de produtores locais organizam eventos onde são servidos pés-de-moleque, quentões e pipocas em tamanho família. A expectativa é atrair público estimado em 1,5 milhão de pessoas. 
 
Ibicuí (BA) – Conhecido como terra do forró, Ibicuí é um dos destinos mais procurados por quem deseja curtir o São João na Bahia.A festa acontecerá entre os dias 19 e 23 de junho e contará também com o tradicional Brega Light nos dias 19 e 20. 

 
São Luís (MA) – Quem comanda a festa em São Luís é o tradicional Bumba Meu Boi. Em um festival marcado por danças e ritmos, é contada a história da escrava Catirina e de seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os visitantes podem conhecer danças como o lelê, caroço, dança das fitas e portuguesa, além das quadrilhas. Até 29 de junho.