Roteiros Nacionais

Cidades históricas de Minas Gerais

23/05/2015
Cidades históricas de Minas Gerais | Jornal da Orla
As cidades históricas mineiras são um convite permanente para uma viagem ao passado colonial do Brasil, com seu preservado patrimônio arquitetônico, valiosas obras de arte do ciclo do ouro e deslumbrantes paisagens naturais.
 
Mariana – Vila mais antiga e primeira capital mineira, a cidade mais rica do Ciclo do Ouro exibe obras de Aleijadinho e Athaíde, concentra refinados ateliês de arte e preserva o casario colonial. Um de seus atrativos é a Mina de Ouro da Passagem, uma das maiores do mundo, com 120 metros de profundidade.
 
Sabará – A apenas 24 km da capital Belo Horizonte, já se pode ter contato com as obras de Aleijadinho nas igrejas Matriz Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo.

Santa Bárbara – Mestre Athaíde pintou o teto da capela-mor da Matriz de Santo Antônio, mas são as trilhas, cachoeiras e grutas do vizinho Santuário do Caraça que se assemelham a pinturas irretocáveis, atraindo ecoturistas.

Congonhas – Os 12 profetas de pedra-sabão, obra-prima de Aleijadinho, brilham na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. 

Tiradentes – Em suas ruas calçadas com pedras, o gostoso é flanar sem compromisso, a pé ou de charrete, para entrar no clima do século 18. Tiradentes foi palco de importantes debates do período da Inconfidência Mineira e é também a cidade natal de Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. 

São João del-Rei – O centro histórico mistura casas e igrejas do século 18 com construções do final do século 19. Abriga importantes memórias políticas, como o túmulo de Tancredo Neves e um museu que retrata a trajetória do político. Um dos símbolos da cidade é o artesanato produzido com estanho.

Ouro Preto – A antiga Vila Rica esbanja cultura com o maior conjunto arquitetônico barroco do país. Tanta história, representada por igrejas e museus, contrasta com bares cheios de universitários. Eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto foi cenário da Inconfidência Mineira e hoje, entre sua dezena de museus, o visitante pode conhecer as casas de Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa (famosos poetas e líderes da conjuração), além do Museu da Inconfidência.


Conselheiro Lafaiete – É uma das primeiras e mais importantes cidades de Minas Gerais, passando por ela o Caminho Novo e a Estrada Real que ligavam suas riquezas ao porto do Rio de Janeiro. 

Cordisburgo – Terra natal do escritor Guimarães Rosa, a cidade é famosa também por abrigar a Gruta do Maquiné, descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné. 

Sete Lagoas – A principal atração é a Gruta Rei do Mato, a segunda mais visitada do Estado. Na chamada “Grutinha” são expostas pinturas rupestres datadas de 6 mil anos, além de uma réplica de resina de um mamífero pré-histórico. 

 
Diamantina – Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do país, possuindo um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. No final da década de 1990 recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.