A Royal Caribbean International anunciou recentemente que terá um quarto navio da classe Quantum. O navio será construído pelo estaleiro alemão Meyer Werft, e começará a operar em 2019.
A classe Quantum atualmente possui dois navios em operação e um em construção. O Quantum of the Seas foi inaugurado em novembro do ano passado, e se dirige atualmente para Shangai (China), cidade que será seu porto-base vitalício a partir de junho. O Anthem of the Seas foi inaugurado no final do mês passado, e realiza até outubro cruzeiros a partir do porto de Southampton na Inglaterra. Depois da temporada inaugural, fica baseado o ano inteiro em Cape Liberty, na região de Nova Iorque (EUA). Já o terceiro navio da classe, Ovation of the Seas, ainda está em construção e será inaugurado no próximo ano. Uma vez operacional, realizará temporadas na China e Austrália.
Mais cruzeiros para a China
Além da Royal Caribbean, a Carnival Corporation também está investindo no mercado chinês de cruzeiros. A Princess Cruises, uma das marcas da Carnival, terá um novo navio operando a partir de Shangai em 2017. Em fase inicial construção na Itália, o novo navio, que ainda não tem nome, seguirá diretamente para a China quando for inaugurado.
A companhia anunciou que isso permitirá construir um navio ao gosto dos chineses, adaptando as experiências já oferecidas para seu passageiro ao passageiro oriental. Segundo a Carnival, esta é a primeira vez que um navio tem seu projeto feito com o público chinês em mente. Adaptação da classe Royal, que já possui dois navios operando no ocidente, o novo navio terá capacidade para cerca de 3,600 passageiros em ocupação máxima.
Abremar promove visita a bordo do Empress
A CLIA ABREMAR, associação que representa as companhias marítimas de cruzeiros e outras empresas brasileiras envolvidas nos cruzeiros, organizou uma visita técnica a bordo do Empress, da Pullmantur. Encerrando a temporada no último dia 27 de abril, o navio recebeu imprensa e convidados do trade, além de o presidente da associação, Marco Ferraz.
Os convidados conheceram as áreas públicas do navio, e também áreas técnicas como a Ponte de Comando (passadiço) e a cozinha principal. A Abremar ainda divulgou alguns dados do setor durante apresentação a bordo. Nesta temporada, 10 navios realizaram cruzeiros regularmente no Brasil, um número menor do que o das temporadas mais recentes.
Norwegian com cruzeiros all-inclusive
Realizando mini-cruzeiros a partir de Miami durante todo o ano, o Norwegian Sky será o primeiro navio da Norwegian Cruise Line a operar no sistema all-inclusive. A companhia anunciou que a consumação de bebidas premium estará incluída na tarifa do cruzeiro a partir de janeiro de 2016. Além dos restaurantes principais e do entretenimento a bordo, o passageiro poderá consumir ilimitadamente destilados e coquetéis, vinhos em copo, e chopp ou cerveja de garrafa (com valor inferior à US$11). Passageiros com idade inferior a 20 anos poderão desfrutar de sucos e refrigerantes ilimitados durante o cruzeiro.
A Norwegian opera uma frota de atualmente de treze navios, em roteiros por Europa, Caribe, Alaska, Costa Oeste dos EUA e Havaí. A companhia não revelou se pretende ampliar o conceito para outros navios da frota.