Destinos no Exterior

Tempo de flores na Holanda

10/04/2015
Tempo de flores na Holanda | Jornal da Orla
Com a chegada da primavera, o país inteiro promove muitos eventos em homenagem à estação mais colorida do ano. Basta o sol sair – e as tulipas desabrocharem – para parques, praias e mercados lançarem programações especiais para toda a família. Neste mês ainda há dois eventos bastante tradicionais: o Dia do Rei (27 de abril) e a Maratona de Roterdã, que acontece neste domingo (12). 

Keukenhof – O maior parque de flores do mundo está aberto até 17 de maio. Situado em Lisse, a pouco mais de 30 km de Amsterdã, o Keukenhof abre apenas dois meses por ano e recebe cerca de 800 mil visitantes, que passeiam entre os sete milhões de bulbos de tulipas, o principal produto de exportação do país.


Parada das Flores – Os holandeses usam narcisos, jacintos e tulipas para criar o desfile anual de flores, o Bloemencorso, uma festa de cores e aromas na qual carros alegóricos decorados atravessam o percurso entre as cidades de Noordwijk e Haarlem, nos dias 25 e 26 de abril.

Mercado de flores flutuantes – O famoso mercado flutuante de flores de Amsterdã é formado por diversos barcos no canal Singel, entre as praças Koningsplein e Muntplein. A tradição começou no tempo em que as flores eram levadas de barco para a cidade. Hoje, as embarcações ficam ancoradas no local durante todo ano e são umas das maiores atrações da cidade.


Dia do Rei – O feriado nacional foi instituído em 31 de agosto de 1885 como Dia da Princesa Guilhermina, que posteriormente se tornou rainha. Mas, desde o ano passado, o Dia do Rei é celebrado em 27 de abril, aniversário do novo rei Willem-Alexander, que assumiu após sua mãe, Rainha Beatrix, abdicar do trono. Shows, feiras e festivais levarão milhões de pessoas às ruas. Amsterdã vira uma festa cor de laranja; Haia promove a “Koningsnach”, ou Noite do Rei; e Utreque realiza o maior mercado de pulgas da Holanda.