A Santos Brasil acaba de lançar uma inovação tecnológica para otimizar seu serviço de transportes rodoviários de contêineres e cargas gerais. O novo Sistema de Rastreamento de Veículos já foi implantado em todos os caminhões próprios da companhia e de parceiros com o objetivo de proporcionar mais segurança para motoristas e cargas e de aumentar a produtividade dos utilitários.
Este é mais um projeto de alta tecnologia, desenvolvido integralmente pela área interna de Tecnologia da Informação (TI), visando o aumento da eficiência no mix de serviços da companhia referência em solução logísticas completas, do porto à porta.
Este é mais um projeto de alta tecnologia, desenvolvido integralmente pela área interna de Tecnologia da Informação (TI), visando o aumento da eficiência no mix de serviços da companhia referência em solução logísticas completas, do porto à porta.
O sistema substitui três ferramentas terceirizadas e utilizadas anteriormente para monitorar os veículos que levam e trazem cargas entre as unidades logísticas e portuárias da Santos Brasil na Baixada Santista e os destinos dos clientes. A partir de agora, as informações referentes à localização dos caminhões, além do tempo previsto para cada viagem, estão centralizadas em um único programa e são monitoradas por meio de três painéis operacionais, localizados na base de transportes rodoviários da companhia.
O primeiro painel, chamado de Painel Setex (sigla para Setor de Execução), atualiza e exibe dados referentes ao status das viagens de caminhões carregados, garantindo informações atualizadas, para cliente e motoristas das frotas própria e agregada, sobre a localização da carga durante as viagens. Já o Painel de Programação apresenta o tempo médio para cada caminhão vazio retornar à base. E os condutores também podem conferir previamente seus destinos e tempo médio de viagem por meio do Painel do Motorista.
“Nosso novo sistema permite um planejamento de viagens mais apurado e antecipado porque sabemos com maior precisão quando os veículos chegarão aos seus destinos e retornarão para uma nova viagem, evitando tempo ocioso entre demandas”, diz o gerente-executivo de Transportes da Santos Brasil, Wendell Fernandes. A partir de agora, a Santos Brasil poderá aumentar o uso de utilitários de sua frota própria, que hoje soma 143 caminhões e 228 semirreboques, proporcionando a empresas embarcadoras uma maior oferta de veículos que passam regularmente por manutenção preventiva e têm em média apenas três anos de operação.
Além de contribuir com a eficiência, a nova tecnologia proporciona vantagens adicionais para a operação, como melhor controle da jornada de motoristas vinculados à companhia e agregados, bloqueio de veículos com manutenções agendadas e controle de engate e desengate de caminhões e semirreboques.
“Com a sinergia entre as áreas de TI e Transportes, pudemos desenvolver um sistema que atende melhor às nossas próprias necessidades”, diz o diretor de Tecnologia de Informação da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini Filho. A área de Transportes Rodoviários da Santos Brasil superou a meta determinada para o indicador de produtividade das frotas própria e agregada em 2014.