Atendendo a reclamações dos moradores da Ponta da Praia, fiscais da Prefeitura de Santos estiveram na tarde de quarta-feira (25) na área de carga e descarga da empresa ADM do Brasil, instalada no Corredor de Exportação do porto.
No local, constataram e fotografaram a presença de grande quantidade de grãos acumulados nas sarjetas, trilhos e na área de descarga dos caminhões e vagões. Em contato com as poças d’água, esses grãos fermentaram, causando forte odor, perceptível dentro e fora dos limites do porto.
O relatório da vistoria, acompanhada por representante da Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos (Seport), foi encaminhado à Cetesb para providências.
Histórico
Em agosto e setembro do ano passado, a Prefeitura fez vistorias na área portuária com o objetivo de averiguar a emissão de particulados na atmosfera (poeira) durante a operação de carga e descarga e analisar as condições do sistema de drenagem pluvial dos terminais.
Na ocasião, cinco empresas foram intimadas, entre elas a ADM do Brasil, para que apresentassem relatórios ambientais contendo informações detalhadas sobre o plano de gerenciamento de resíduos, cronograma de limpeza do sistema de drenagem pluvial e medidas adotadas para cessar a poluição atmosférica. Todas as intimações foram cumpridas.