A campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) continua nas unidades da rede municipal de saúde. Iniciada no dia 10, a meta é imunizar até o fim de abril cerca de 80% das 7.307 meninas, entre 9 e 11 anos, residentes em Santos. O objetivo é reforçar a prevenção ao câncer de colo de útero.
De acordo com o Departamento de Vigilância Sanitária de Santos, foram realizadas quase 200 aplicações nos quatro primeiros dias da campanha, sendo que 74 vacinas foram em garotas de 11 anos.
Após a primeira dose, são necessárias outras duas: a segunda com intervalo de seis meses depois da primeira. Já a terceira vacina, de reforço, deve ser tomada cinco anos após a inicial.
As vacinas podem ser tomadas em qualquer policlínica, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. É preciso levar a carteira vacinal e estar acompanhada de um responsável.
O que é?
Principal causa do câncer de colo de útero, o HPV é um vírus transmitido em relações sexuais ou na hora do parto, de mãe para filho. Por isso, a importância da imunização de meninas que não iniciaram a vida sexual.