Esportes

Santos será palco do retorno de Acelino Popó aos ringues

17/03/2015
Santos será palco do retorno de Acelino Popó aos ringues | Jornal da Orla
Santos será palco de um dos retornos mais aguardados do mundo do boxe. Acelino “Popó” Freitas voltará aos ringues no dia 6 de junho, na Arena Santos. O adversário ainda será definido e confronto marca o seu novo retorno, após duas “aposentadorias”, com objetivo de chegar ao quinto título mundial na carreira. E mais do que isso, usar a sua imagem para trabalhar o boxe como inclusão social.
 
O ex-atleta e deputado federal esteve com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o secretário de esportes, Alcídio Mello, o Cidão, e do proprietário da Memorial Necrópole Ecumênica, Pepe Alstut. “Vou voltar a lutar para levantar o boxe”, afirma. “O boxe não me parou por lesão. Eu que parei com o boxe e deixei ele lá. E volto porque está me esperando. Agora é fazer um bom trabalho, principalmente a parte física, que é essencial, e cair para dentro”, comenta o ex-boxeador, que até agora tem um cartel de 41 lutas, 39 vitórias, 33 por nocaute, e apenas duas derrotas, com quatro títulos, dois na categoria super penas e dois no peso leve.

A preparação para o retorno ao esporte será iniciada primeiramente em Salvador, e depois  complementada em Santos, para criar o ambiente para a luta. “Farei um intensivão de 30 a 40 dias”, revela Popó, que está com 39 anos e deve lutar pelo novo cinturão na categoria até 66 quilos. 
 
Comemoração
No próximo dia 26, no Dia Nacional do Boxe, será inaugurada uma escultura com 2,5 metros de altura, com os bustos dos três maiores pugilistas do Brasil, Eder Jofre, Miguel de Oliveira e o próprio Popó Freitas, no Arena Santos.
A obra está sendo criada pelo artista plástico Hugo Garcia, a pedido de Pepe Altstut. “São três amigos, três grandes exemplos do esporte e resolvi homenageá-los em vida. Conversamos com o prefeito e ele foi muito receptivo. Teremos um encontro sensacional para o esporte”, comenta Pepe, que tem total ligação com o boxe. Ele mesmo, na adolescência praticou o esporte como amador e, depois, como empresário sempre apoiou pugilistas, muitos chegando entre os melhores do Mundo.
 
Questões sociais
Acelino Popó, que deve lançar um instituto que leva o seu nome em Santos, deseja utilização de sua imagem para atrair jovens ao esporte. “Quero incentivar a garotada a praticar, em parceria com a Memorial, resgatando o boxe no Brasil. Eu sou um projeto social que deu certo. Eu fui para uma academia e não tinha condições de pagar. Através de oportunidades, me consagrei quatro vezes campeão mundial”, ressalta Popó. “Queremos lançar esse projeto já na minha luta”, anuncia.