Cinema

2ª Mostra Cine Brasil Cidadania exibe longas do cinema nacional e promove bate-papos

11/02/2015
2ª Mostra Cine Brasil Cidadania exibe longas do cinema nacional e promove bate-papos | Jornal da Orla
Hoje, a região da Baixada Santista tem festivais que promovem a produção audiovisual local, com curtas e workshops. Desde o ano passado, passou a contar com a Mostra Cine Brasil Cidadania, cujo objetivo é exibir longas do cinema nacional contemporâneo e realizar encontros entre os realizadores e o público. Em 2015, o projeto realizado pelo CineZen Cultural e o Sesc Santos ocorrerá em 5, 6 e 7 de março. Serão exibidos no auditório do Sesc quatro filmes: “São Silvestre”, “O Passo de um Vencedor”, “Plínio Marcos Nas Quebradas do Mundareu” e a animação “O Menino e o Mundo”. Toda a programação é gratuita e por ordem de chegada. A sala tem capacidade para 100 lugares.
 
Na abertura, quinta, 5 de março, 19h30, o público terá a chance de conferir o documentário “São Silvestre”, de Lina Chamie e, em seguida, conversar com o montador do filme, Umberto Martins, que participou de todo o processo criativo do longa. A mediação será da jornalista e cineasta Raquel Pellegrini.
 
Outro diferencial desta edição em relação ao ano anterior é mesclar produções da capital com projetos ligados à Baixada Santista. Assim, no dia 6 de março, 19h30, haverá exibição do documentário “O Passo de Um Vencedor”, sobre o triatleta Pauê. Logo em seguida, bate-papo com os diretores do filme Fabio Capellini, Alessandra Pereira e o próprio Pauê. A mediação será do idealizador da mostra, André Azenha.
 
Já no último dia do projeto, 7 de março, haverá sessão dupla:
 
Às 15h, “Plínio Marcos Nas Quebradas do Mundareu” e bate-papo com o diretor do longa, Julio Calasso. Será a segunda exibição pública do filme, em Santos. A mediação do encontro será do crítico Waldemar Lopes.
 
E às 18h, para encerrar a segunda edição, a premiada animação “O Menino e o Mundo”, vencedora do Festival de Annecy, considerado o “Cannes da Animação”.
“Uma mostra que tenha longas do cinema nacional de variados gêneros, seguidos por diálogos entre seus autores e críticos/jornalistas, possibilitará ao público maior conhecimento sobre a produção nacional, descobrindo e percebendo fatores das obras que antes podem ter passados despercebidos, como também aproxima a relação entre esse público e os filmes. Um evento assim em Santos também serve para dar chance à sociedade da região conferir longas que nem sempre têm chance no circuito comercial, como também conhecer mais desses realizadores e especialistas e estar em contato direto com excelentes profissionais do ramo”, explica Azenha.
 
Programação:
 
Quinta, 5 de março, 19h30, auditório
Exibição do longa “São Silvestre” seguido de bate-papo com o montador Umberto Martins
Sinopse: O documentário pretende reproduzir a sensação de participar da maratona de São Silvestre, a maior corrida a céu aberto da América Latina, realizada anualmente em São Paulo, dia 31 de dezembro. Com uma câmera acoplada ao corpo do ator Fernando Alves Pinto, o filme busca captar o cansaço, a velocidade, o suor, a respiração e o movimento dos atletas.
Mediador: Raquel Pellegrini. 
Duração: 80 minutos. 
Será necessário traslado para buscar e depois levar o montador a São Paulo. 
Classificação indicativa: Livre
 
Sexta, 6 de março, 19h30, auditório
Exibição do longa ” O Passo de um Vencedor” seguido de bate-papo com o triatleta Pauê e os diretores do filme, Fabio Capellini e Alessandra Pereira.
Sinopse: O filme registra a vida e os momentos de superação do cidadão e atleta que, aos 18 anos, sofreu um grave acidente em que perdeu parte das pernas, mas que por meio do esporte conseguiu superar limites e barreiras que a vida lhe trouxe.
Mediador: André Azenha. 
Duração: 1h40min. 
Classificação indicativa: Livre. 
 
Sábado, 7 de março, 15h, auditório
Exibição do filme “Plínio Marcos nas Quebradas do Mundareu”, seguido de bate-papo com o diretor do filme Julio Calasso. 
Sinopse: O documentário acompanha a obra do dramaturgo santista Plínio Marcos. 
Duração: 1h40min. 
Mediador: Waldemar Lopes. 
Precisará de traslado para buscar e levar o diretor a São Paulo. 
Classificação indicativa: 14 anos. 
 
Sábado, 7 de março, 18h, auditório
Encerramento com exibição do filme “O Menino e o Mundo”.
Animação premiada no Festival de Annecy, na França, considerado o Cannes da animação. 
O Menino e o Mundo conta a história de Cuca, um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Ele sofre muito com a falta do pai, certo dia parte em busca de trabalho na desconhecida capital. Numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico. O mundo fantástico é dominado por máquinas-bichos e estranhos seres.
Duração: 85 minutos. 
Classificação indicativa: Livre.
 
A Mostra Cine Brasil Cidadania é realizada pelo CineZen Cultural (www.cinezencultural.com.br) e o Sesc Santos. 
 
Maiores informações: www.facebook.com/cinebrasilcidadania e no Sesc – 13 3278-9800.