A Prefeitura de Bertioga, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está intensificando a fiscalização com relação à permanência de cachorros na praia. A prática é proibida conforme determina a Lei Municipal 205/96, que em seu artigo 14 estabelece que “fica proibida a circulação e permanência de animais na faixa de areia da praia, ainda que com coleira e em companhia de seu proprietário”.
Esta semana, os fiscais do CCZ percorreram a Praia da Enseada, no Centro, orientando moradores e turistas sobre a proibição. De acordo com a chefe do Setor de Controle de Zoonoses, Maria Luiza Mazzucato, o objetivo é apenas orientar, principalmente durante o período de temporada.
A veterinária explica que as fezes de cães e gatos podem conter a larva migrans, conhecida como bicho geográfico. Quando o animal defeca na areia, os ovos são eliminados nas fezes e transformam-se em larvas, que penetram na pele do ser humano causando a doença. A larva caminha sob a pele, causando lesões, geralmente acompanhadas de muita coceira. “Além disso, a areia pode causar alergia ao animal”, reforçou a veterinária.
O CCZ realiza cerca de 400 castrações de cães e gatos por mês para promover o controle de animais nas ruas. A medida também evita o aumento da incidência de bicho geográfico na praia.
Serviço
O Centro de Controle de Zoonoses de Bertioga fica na Rua Manoel Gajo, 2.644 – Centro (Antigo Parque Estoril). Mais informações sobre os serviços prestados pelo CCZ podem ser obtidas pelo telefone 3316-4079.