Quase quinze anos após visitar o país pela primeira vez, o Splendour of the Seas retornou ao Brasil na semana passada para iniciar sua temporada de despedida. O navio da Royal Caribbean, que estreou na região na temporada 2000/2001, não retornará à América do Sul na próxima temporada. Realizará até a primeira metade de abril roteiros de três, quatro e cinco noites pelo Sul e Sudeste, e roteiros mais longos de uma semana com destino ao Prata. Em 2015/2016 será substituído no Brasil pelo Rhapsody of the Seas, e passará a operar nos Emirados Árabes, com base em Dubai. Em suas nove temporadas brasileiros (a atual é a décima), tornou-se um dos navios mais conhecidos e apreciados pelo público nacional, recebendo diversos prêmios de mídias especializadas durante esse período.
Porto recebe cinco navios simultaneamente
O Porto de Santos recebeu no último sábado escala conjunta de cinco navios. Foi uma das datas de maior movimento no terminal, que receberá cinco navios apenas mais uma vez nessa temporada, no próximo dia 20. Apesar da quantidade de navios, a movimentação de passageiros não foi tão intensa, apenas 16 mil passageiros passaram pelo Concais, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini. Caso todas as embarcações tivessem lotadas, e estivessem realizando embarque e desembarque de passageiros, cerca de 27 mil passageiros teriam passado pelo terminal. Além dos índices de ocupação mais baixos, também contribuí para o número baixo, o fato do Costa Pacifica ter vindo a cidade principalmente com passageiros em trânsito. A embarcação da Costa Crociere também realizou operação de desembarque, antes de seguir para Buenos Aires, cidade que será seu porto-base nesta temporada. Além dele estiveram no porto três navios da Pullmantur: Zenith, Empress e Sovereign, e um da MSC, o Poesia. Este último, fez sua primeira escala em Santos.
Grupo Virgin entra no mercado de cruzeiros
O empresário Richard Branson anunciou oficialmente a entrada de seu grupo Virgin na indústria dos cruzeiros. Tradicional em várias áreas do transporte e turismo, a Virgin operará dois navios, com escritórios centrais na região de Fort Lauderdale/Miami. Ainda não há previsão para o início da operação comercial; a empresa também não revelou detalhes dos navios em questão, ou os destinos que visitará. Especula-se que as embarcações sejam construídos especialmente para a marca – conhecida por seu produto diferenciado e inovador – e operem a princípio em roteiros a partir dos EUA.
Celebrity Cruises encomenda dois navios na França
A Celebrity Cruises, do grupo Royal Caribbean, encomendou dois navios esta semana. Considerada premium, a companhia opera atualmente uma frota de dez luxuosas embarcações de grande porte. Os novos navios serão menores que os últimos construídos pela companhia, e virão do tradicional estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, chamado oficialmente STX France. Com nome provisório de Projeto Edge, entrarão em operação em 2018 e 2020, e terão capacidade para 2,900 passageiros, além de 117 mil toneladas, 300 metros de comprimento e 58 metros de largura.