Conhecida por oferecer pacotes com bebidas inclusas em todos os bares e restaurantes, a empresa agora oferece, na hora da reserva, a opção da flexibilização das bebidas a bordo. “Podemos assim oferecer produtos melhores e uma linha Premium”, explica José Maruilson, superintendente de comunicação e marketing da companhia.
Agora o passageiro escolhe se quer colocar em seu pacote algum pacote de bebidas. São dois disponíveis: Plus e Premium, além da opção de pagar somente o que consumir a bordo. “Quem comprou um cruzeiro até 14 de outubro tem o pacote Plus já incluso, e pode, a bordo, pagar a diferença e fazer um upgrade para o pacote Premium, com uma seleção diferenciada de bebidas”, completa Maruilson.
Esta semana, a Pullmantur apresentou em São Paulo para jornalistas e agências e operadoras de turismo as novidades para esta temporada de cruzeiros marítimos.
Para a empresa, o Brasil é o principal destino da Pullmantur, com um crescimento estimado em 46% nos embarques desta temporada. “No ano passado embarcamos 130 mil passageiros, este ano estimamos em 180 mil hóspedes a bordo de uma de nossas embarcações no Brasil”, explica Alexandre Zachello, general manager no Brasil da Pullmantur.
A aposta no mercado brasileira pode ser sentida na permanência dos transatlânticos no país. “Este ano serão quase seis meses no Brasil. Começamos com o Empress em 4 de novembro e ele ficará até maio no país”, completou Jorge Vilches, presidente e CEO do grupo Pullmantur.
Neste ano, dois das três embarcações que farão cruzeiros regulares no país passaram por amplas reformas em deck seco. “Foram investidos US$ 6 milhões nas reformas internas e externas das embarcações”, explica Jorge, que completa que o grande segredo para atender o público latino americano é a adaptação de todo o navio para a cultura e o gosto desse público. “Temos um produto pensado para a região. O cardápio, os horários das refeições, os shows e entretenimento a bordo, tudo é do jeito que o nosso cliente espera”, completou.
Minicruzeiros
Nesta temporada outro diferencial é no crescimento do número de minicruzeiros, inclusive com uma novidade que fez grande sucesso: as saídas de Natal e Réveillon com quatro noites de duração, diferente das demais empresas. “A prova do sucesso está na ocupação, estas saídas estão lotadas”, explica Alexandre.
No Brasil, a Pullmantur opera com base em seis portor: Santos, Rio, Itajaí, Recife Maceió e Salvador, e critica a infraestrutura dos portos brasileiros. “Há três anos havia 22 embarcações na temporada brasileira, hoje tem 10. O porto de Santos tem uma das melhores estruturas do Brasil, mas ainda está muito aquém das necessidades e o tamanho da operação. No porto de Salvador, por exemplo, o prático custa 2.900% a mais do que o de Barcelona”, diz Jorge.