Navios chr38 Cia

Começa temporada 2014/2015 em Santos

17/11/2014
Começa temporada 2014/2015 em Santos | Jornal da Orla
Começou no último domingo a temporada de cruzeiros em Santos. O primeiro navio a escalar foi o Empress, da Pullmantur, que ficará baseado na cidade até a segunda metade do próximo mês de abril. Durante este período, será o navio de cruzeiro com mais passagens no Porto de Santos, realizando 42 escalas. Em sua quinta temporada no Brasil, realizará cruzeiros de uma semana para o Prata, com escalas na Argentina e Uruguai, e também mini-cruzeiros de 3 e 4 noites. Inaugurado em 1990, o Empress é um navio de médio porte, com capacidade para cerca de 1,800 passageiros. 
 

Terminal receberá 195 escalas até abril
Quando o mesmo Empress encerrar a temporada no dia 27 de abril, o Terminal de Passageiros de Santos, o Concais, terá recebido 19 navios, e contabilizando cerca de 195 escalas. A previsão da prefeitura da cidade é que 800 mil pessoas passem pela cidade, entre passageiros em embarque, desembarque e trânsito (os que apenas visitam o porto, após embarcar em outro porto). Tanto o número de navios, quanto o de escalas e passageiros movimentados é menor que o da última temporada, quando o Concais recebeu 20 navios, que realizaram 211 escalas e movimentaram 846 mil passageiros. O principal motivo para a diminuição, segundo as companhias, é o ambiente de negócio desfavorável no Brasil, com taxas portuárias e operacionais abusivas e falta de infraestrutura. 

Navios de origem norte-americana e japonesa estão entre os destaques
Entre os 19 navios que escalarão o porto, destaque para o Ruby Princess, da norte-americana Princess Cruises, que virá pela primeira vez e realizará apenas uma escala em fevereiro. Em viagem iniciada em Fort Lauderdale, na Flórida, realizará desembarque de passageiros e seguirá para o Rio de Janeiro, onde começa novo cruzeiro, desta vez para o Chile. A última vez que um navio da Princess Cruises esteve em Santos foi em março de 2010. Outro destaque é o Pacific Venus, da NYK Line. De origem japonesa, o navio realiza viagem de volta ao mundo, e chega a Santos com passageiros nipônicos dispostos a conhecer as atrações da cidade, durante os dois dias de escala. Dos navios que realizam temporada regular no Brasil, atenção especial para o Splendour of the Seas, que realiza sua última temporada no país depois de cerca de 15 anos de sua estréia nacional, e ao MSC Preziosa, o maior navio de cruzeiros a navegar na América do Sul. 

Novos navios na Europa e EUA
No último mês de outubro, a Royal Caribbean International e a Costa Crociere inauguraram novos navios. Construído na Itália, o Costa Diadema possui um design inédito na frota da italiana Costa Crociere, e foi batizado no último dia 7, em Gênova. Agora maior navio da frota, navegará no Mediterrâneo até pelo menos o começo de 2016, com roteiros que podem ser iniciados em diversos portos europeus. Com a estréia do Diadema, a Costa não tem novos navios em encomenda. Enquanto isso, a Royal Caribbean International tomou posse de sua nova embarcação, o inovador Quantum of the Seas, que foi construído nos EUA, e será batizado em Nova Iorque neste final de semana. Com características diferenciadas, e também de design inédito, o navio tem entre suas atrações um simulador de paraquedismo, carrinho de bate-bate e um lounge futurista com geradores de hologramas e vista panorâmica da popa. Após o batismo, realizará roteiros pelo Caribe com partida de NY até maio de 2015, quando parte para a China, onde ficará baseado para roteiros na Ásia durante todo o ano. A Royal Caribbean possui outros dois navios gêmeos ao Quantum em encomenda com entregas previstas para 2015 e 2016.