Nele, todos os prognósticos e tendências para uma vida são feitos apenas através do mapa natal, com direito à precisão de épocas e descrições detalhadas de fases da vida. É importante ressaltar que, na década de 60, os computadores ainda ocupavam espaços em salas inteiras e a confecção das cartas astrológicas era totalmente à mão. Sendo assim, os cálculos das técnicas mais conhecidas de previsão tornavam o trabalho dos astrólogos ainda mais extenso, levando horas de operações matemáticas até se alcançar os resultados e posteriormente interpretá-los astrologicamente.
Leonardo Lemos, astrólogo e estudioso da técnica, nos conta que, com a PROLUNA, Boris Cristoff fez com que numa simples olhada seja possível determinar eventos importantes ao longo de uma vida, descrevendo suas propostas e quando irão ocorrer. Esse sistema tornou-se conhecido mundialmente através da publicação astrológica chamada Cahiers.
Leonardo explica que “a técnica é baseada numa progressão que considera a simbologia do número 7 (7 notas musicais, 7 dias da semana, 7 astros conhecidos na antiguidade, 7 cores do arco-íris, etc.), e interpreta os signos como uma evolução natural do nosso caráter, a partir do Ascendente. Daí todos iremos passar por mudanças significativas, as quais terão a ver com o signo regente da sua época em particular, sempre de acordo com o ponto de partida do mapa natal, percorrendo desta maneira todas as casas do mesmo. Cada planeta neste método adquire uma nova abordagem e irá descrever os acontecimentos e seus desdobramentos.
De acordo com Cristoff, “os horóscopos são as sensações do indivíduo”, o que quer dizer que, segundo sua teoria, não é uma verdade generalizada e que assim pode ser aplicada a todo o mundo, senão somente àquela vida em particular, levando-nos a compreender que, mais além de apontar para eventos importantes e comuns às nossas vidas, a PROLUNA permitirá ao astrólogo traçar uma relação entre o fato externo e a forma como o mesmo está sendo visto e recebido.
Leonardo coloca que “a interpretação do método da PROLUNA permite descrevermos a biografia de um nativo, não apenas através dos acontecimentos passados, mas também sua biografia futura e o estado de ânimo no qual estaremos em cada um deles.”