A Guarda Municipal de Santos apreendeu, na madrugada de domingo (5), cerca de 250 km de impressos de propaganda eleitoral que seriam jogados nas ruas ou colados em locais próximos aos postos de votação. Ação resultou em 17 autuações pela Lei Municipal Complementar 831, que criou o programa Cidade Sem Lixo, em vigor desde 6 de julho. As multas variam de R$ 150 a R$ 1.000.
Sete flagrantes foram feitos nas proximidades da Universidade Santa Cecília; quatro ocorrências registradas nas imediações do Colégio Carmo; uma no Colégio São José e outra na Escola Andradas. Todas na região da Zona da Orla. A Guarda Municipal também conseguiu registrar quatro tentativas de sujar a cidade com propaganda eleitoral, na Zona Noroeste.
A Operação Voto Limpo iniciou às 9h de sábado (4) com objetivo de coibir o descarte irregular de lixo eleitoral no entorno dos locais de votação. A Prefeitura também montou esquema especial para coleta do lixo eleitoral. Com 350 garis, os trabalhos de limpeza começaram às 5h da manhã de domingo e só terminam quando todas as ruas estiverem limpas.
Nas últimas eleições, em 2010, foram recolhidas 22 toneladas a mais em relação à coleta de um dia normal. Além da questão estética, o montante acumulado provoca uma série de transtornos para a população, como e entupimento de galerias de águas pluviais (podendo causar alagamentos e enchentes) e polui os cursos de água e o solo devido à quantidade de santinhos e cavaletes jogados nas vias públicas. O material descartado ainda pode causar graves acidentes em decorrência de quedas.
Ação aconjunta
O esquema é realizado em parceria com as policias Civil, Militar e Federal, CET, Prodesan e Justiça Eleitoral. A meta principal é impedir que as ruas fiquem entulhadas de santinhos e outros materiais de campanha jogados na véspera e durante a madrugada do dia da eleição.
“Será uma ação conjunta com diversos órgãos para que o eleitor tenha tranquilidade para exercer o seu voto e em condições ideais para exercer esse direito” , afirma o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Na operação, a Guarda Municipal atuou com 212 homens. A corporação será responsável tanto pela preservação dos equipamentos públicos (como os três cartórios eleitorais e as 53 unidades municipais de ensino que serão utilizadas), quanto pelo cumprimento da ‘Cidade Sem Lixo’. O trabalho será conduzido de forma ininterrupta até às 19h de domingo.
“É bom o eleitor sentir que é bem vindo para votar. Por isso a nossa mudança de postura para que os locais de votação estejam limpos no domingo. As instituições perceberam a importância do trabalho em conjunto”, Gislayne Cândido, juiza da 118ª Zona Eleitoral