Notícias

Rosa contra o câncer de mama

02/10/2014
Rosa contra o câncer de mama | Jornal da Orla
Santos é a cidade do estado de São Paulo com maior número de casos e de óbitos por câncer de mama. É por isso que, durante este mês, a Prefeitura intensifica as ações voltadas às mulheres para conscientização sobre a doença. A iniciativa faz parte do “Outubro Rosa”, campanha internacional, lançada em Santos nesta quarta-feira (1º), que alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde e a rotina de exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 
 
Para sensibilizar a população, monumentos históricos de Santos, como a Pinacoteca Benedito Calixto, as praças da Independência e das Bandeiras, serão iluminados com a cor do movimento – rosa, assim como acontece em cidades de todo o mundo. 
 
Durante a campanha, a Prefeitura ampliará o número de vagas para exames de mamografia – o mais adequado para detectar a doença – que, de acordo com Soraia Nieto, enfermeira organizadora do Outubro Rosa, serão disponibilizados de forma rápida. “Toda mulher com mais de 40 anos, que for às unidade de saúde, será atendida por uma enfermeira e, conforme a necessidade, já sairá do local com a mamografia agendada”.   Ela explica que, em 2013, a Secretaria de Saúde realizou 13 mil mamografias, sendo 1.840 exames durante o Outubro Rosa. “É um número baixo, porque temos mais de 34 mil mulheres que dependem do SUS em Santos”.
 
Entre as ações desta edição do Outubro Rosa, realizadas pela Prefeitura em parceria com o Instituto Neo Mama, estão palestras, dia da beleza, oficinas de arte, desfile de moda, caminhada na Ponta da Praia e Zona Noroeste, passeios de bonde, churrascada e cortes de cabelos para a doação. 
 
O Instituto, que há 13 anos é referência em atendimento às mulheres acometidas por este tipo de câncer, celebra o mês de conscientização com um aplicativo para smartphones, o Outubro Rosa Neo Mama, disponível na Google Play Store. O app oferece informações sobre a doença, exames e serviços realizados pelo Instituto.

Para a presidente do Neo Mama, Gilze Francisco, as mulheres devem estar atentas ao seu estilo de vida, uma vez que não existe prevenção ao câncer de mama. “As mulheres que possuem histórico familiar devem realizar a mamografia antes dos 40 anos. Além disso, as que não fazem exercícios físicos, fumam, bebem e se alimentam mal também estão propensas a desenvolver esse câncer. A mulher trabalha, cuida da casa, dos filhos e marido, mas não deve deixar de se cuidar nunca”, alerta Gilze. 

Confira a programação completa do Outubro Rosa