Notícias

Inverno pede atenção aos diferentes tipos de tosse

18/07/2014
Inverno pede atenção aos  diferentes tipos de tosse | Jornal da Orla
O mecanismo surge de um processo irritativo e é um reflexo natural do aparelho respiratório para auxiliar o organismo na hora de expelir a secreção ou corpos estranhos. Segundo o pneumologista Alberto Coimbra, ambos os tipos de tosse podem ser provocados por diversos estímulos, mas, frequentemente, são causados em decorrência da agressão dos brônquios por processos infecciosos ou exposição a fatores ambientais.
 
Tosse seca
“Esse tipo ocorre abruptamente e está mais relacionado à exposição a fatores ambientais como cheiros fortes, mudanças climáticas e poluição”, explica o médico. Deve-se diminuir o contato com o agente agressor e adotar medidas simples, como a boa hidratação. “Sedativos podem aliviar a tosse, reduzindo o tempo de duração e a intensidade, mas ao menor sinal de complicação ou mesmo de persistência da tosse a melhor conduta é procurar atendimento médico”, orienta.
 
Tosse produtiva
Está mais relacionada aos processos infecciosos virais ou bacterianos e aos processos inflamatórios crônicos do pulmão. “A secreção purulenta, esverdeada ou com traços de sangue demandam imediato socorro médico”, alerta Alberto Coimbra. As medidas básicas também entram no tratamento da tosse produtiva. “Os antioxidantes sistêmicos, como a N-acetilcisteína, são os mais indicados para ajudar a reduzir os processos inflamatórios respiratórios e para auxiliar na redução do tempo de duração da sintomatologia”, informa.