Serão mais de 80 artistas entre instrumentistas, cantores e cantoras que irão apresentar um repertório de Bossa Nova para turistas do mundo inteiro e para os cariocas, sempre ávidos por boa música.
Naquela noite inesquecível, pude conferir duas apresentações. A primeira, com o espetacular violonista carioca Zé Paulo Becker, ao lado do seu trio e, a segunda, com o trio do genial trompetista Paulinho Trompete, um dos maiores músicos deste país e que contou com uma canja muito especial do pianista David Feldman, um dos mais expressivos da nova geração.
Nesta foto que ilustra o Editorial desta semana, tirada no Bottle’s Bar, importantes nomes: Chico Batera, Luiz Carlos Miele, David Feldmanm, Sérgio Barrozo, Amanda Bravo, Claudinha Telles, Thaís Motta, Victor Biglione, Zé Paulo Becker e Victor Bertrami. Um verdadeiro time de sonhos da Bossa Nova, reunindo os nomes mais consagrados e os novos talentos, característica principal do arrojado projeto, que merece nosso aplauso e admiração.
Além do Bottle’s (Copacabana), fazem parte do Circuito as casas: Paris Show (Flamengo), Santo Scenarium (Lapa), Vinicius Bar (Ipanema), Godofrêdo (Botafogo), Bresserie Rosário (Centro), Otto Music Hall (Tijuca) e TribOz (Lapa).
E de forma a prestigiar os mais assíduos, são oferecidos pacotes especiais com valores diferenciados dos ingressos.
E mais uma prova de que o Brasil é sim o país da música e não só do futebol. Os números expressivos desta iniciativa comprovam esta assertiva. Viva a Bossa Nova!
Nas minhas recentes, frequentes e sempre muito surpreendentes andanças pela cidade do Rio de Janeiro, pesquisando sobre o universo infindável da Bossa Nova, encontrei o trabalho desta cantora, que me surpreendeu pelo seu belo timbre vocal e pelo repertório contido no seu CD independente de estreia, do ano de 2009.
Começou a cantar num coral e desde cedo se conscientizou da importância da técnica vocal, assiduidade, a presença e postura de palco. Base importantíssima para qualquer artista. Ainda mais ela, que usa a voz como instrumento.
Com 9 músicas inéditas e 3 de Noel Rosa, escolhidas junto com o produtor João Carlos Carino, o CD recebeu o refinamento dos arranjos e do piano de Cristovão Bastos. E a participação especial de Bororó no contrabaixo, João Lyra no violão, Yura Ranevski no cello, Jurim Moreira na bateria, Zé Canuto no sax alto, Charles da Costa no violão, Alessandro Cardozo no cavaquinho, Dudu Oliveira na Flauta, Netinho Albuquerque e Dom Chacal na percussão, Silvério Pontes no trompete e flugelhorn, Zé da Velha no trombone, João Carlos Coutinho no acordeon a participações especiais de Guinga, Maurício Maestro e Fernanda Azevedo Pereira.
Meus destaques ficam para “Anjo de Papel”, “Último Desejo”, “Teu Mundo”, “Chamar Atenção”, “Confidências”, “Eu e Você” e “Amor de Parceria”.
Gosto muito da mistura de ritmos e gêneros. A união do violonista, arranjador e compositor de formação clássica, Zé Paulo Becker, com a voz marcante de Marcos Sacramento, e a parceria da poesia de Paulo César Pinheiro, resultaram neste belo CD de 14 músicas, do selo Borandá, especializado em qualificados lançamentos.
O tema principal das composições é o Amor, tendo o samba como pilar e diversas sonoridades, por vezes mais encorpadas com uma orquestra bem brasileira, e outras, de forma mais intimista, com o violão, voz e piano.
O projeto inicialmente foi concebido apenas para ser distribuído pela internet e, para nossa sorte, ganhou a versão tradicional, muito em razão da alta qualidade dos seus principais participantes.
Traz também Rogério Caetano no violão de 7 cordas, o talentoso e surpreendente Leandro Braga no piano, Bebê Kramer no acordeon, Márcio Almeida e Luciana Rabello no cavaquinho. E mais um naipe de metais afinadíssimo formado por Humberto Araujo, Fabiano Sagalote, José Arimatéa, Silvério Pontes e Rui Alvim. E a retaguarda formada por Pedro Aune no contrabaixo e as percussões de Flavinho Miúdo, Bernardo Aguiar, Paulino Dias e Marcelinho Moreira.
Tive o raro prazer de ver ao vivo o violonista Zé Paulo Becker, no Circuito Carioca de Bossa Nova, no mítico Bottle’s Bar, no Beco das Garrafas, e posso garantir que ele é um dos maiores instrumentistas do nosso país. Que talento, que performance e uma sonoridade que vai além do que poderia imaginar. Sem contar sua incrível versatilidade, além de ser uma simpatia.
Sua discografia é composta por 10 lançamentos de grande qualidade e que merecem ser conhecidos. E na Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz vamos divulgar muitos destes trabalhos.