Segundo o Ministério do Turismo, mais de 3,1 milhões de brasileiros e 600 mil estrangeiros vindos de 180 países devem viajar pelo Brasil durante a Copa do Mundo. A maioria dos estrangeiros – 62% – está no Brasil pela primeira vez. A estimativa é que o evento injete R$ 6,7 bilhões nas 12 cidades-sede. Cerca de 3,6 bilhões de pessoas, quase metade da população do planeta, está acompanhando a Copa por TV, internet, celular ou outros meios.
Americanos foram os que mais compraram ingressos
Os torcedores dos Estados Unidos formam o grupo de estrangeiros que mais comprou ingressos para a Copa do Mundo. Segundo dados da FIFA, foram vendidas 2.961.911 de entradas para os jogos até 5 de junho. Desse total, 60% dos bilhetes, ou 1.363.179, foram adquiridos por brasileiros e 40% por torcedores do resto do mundo. Torcedores dos Estados Unidos compraram 196.838 entradas, seguidos pelos argentinos, que adquriram 61.021 ingressos. Os torcedores da Alemanha compraram 58.778 ingressos; os da Inglaterra, 57.917; os da Colômbia, 54.477; os da Austrália, 52.289; os do Chile, 38.638; os da França, 34.865; e os do México, 33.694.