A distância física e a celebridade dos dois não foram suficientes para afastar o casal Neymar e Bruna Marquezini, que reataram o namoro e se tornaram a “bola da vez” das colunas de fofocas e comentários de salões. Sejam reais, fictícios ou lendas, casos de amor sempre dão o que falar e servem de inspiração para gerações de apaixonados. Tudo começou por Adão e Eva, que não resistiram às tentações no paraíso. Depois deles, muitos casais na vida real, na literatura, na tela do cinema e até no desenho animado e história em quadrinhos viveram e continuam experimentando esse sentimento universal, que faz parte da alma humana.
Romeu & Julieta – Provavelmente a história de amor mais famosa de todos os tempos, a tragédia escrita pelo inglês William Shakespeare não cessa em inspirar versões e releituras para o teatro, cinema e televisão. Romeu e Julieta se apaixonaram perdidamente, mas tiveram a infelicidade de pertencer a dois clãs inimigos.
Páris & Helena de Tróia – Uma das histórias mais violentas da mitologia grega que resultou na Guerra de Tróia: Helena, filha de Zeus, e esposa do Rei Menelau de Esparta, tinha a reputação de ser a mulher mais bela do mundo. O príncipe troiano Páris, num encontro com os dois, encantou-se por Helena e convenceu-a a fugir com ele.
Cleópatra e Marco Antônio – Após a morte de César, de quem era amante, a soberana do Egito Cleópatra e Marco Antônio, sucessor de César, se apaixonam. Há várias versões sobre o destino final dos dois. A mais conhecida (e romântica) é que Marco Antônio teria se suicidado após saber da morte de Cleópatra, que teria se deixado picar por uma cobra venenosa, símbolo dos faraós.
Shah Jahan & Mumtaz Mahal – Diz-se que Shah Jahan, imperador do Império Mogol, apaixonou-se por Mumtaz Mahal, casaram-se e tiveram 14 filhos. Ela, porém, morreu após o parto do último filho. Shah Jahan ficou inconsolável e construiu um mausoléu em forma de palácio onde sua amada pudesse descansar eternamente. Estava criado o lendário Taj Mahal.
Bonnie e Clyde – O casal de criminosos mais famoso dos Estados Unidos se conheceu quanto ambos tinham pouco mais de 20 anos e foi amor à primeira vista. E também o início de uma sangrenta parceria, que atravessou os EUA numa sequência de crimes. Morreram juntos em confronto com a polícia.
Tristão & Isolda – Eles são um dos casais mais lendários da civilização celta. Depois de lutar contra dragões e outras criaturas aterrorizantes, Tristão (um dos Cavaleiros da Távola Redonda) apaixona-se por Isolda, esposa do Rei Mark, tio de Tristão.
Príncipe William e Kate Middleton – O casamento do herdeiro do trono da Inglaterra com uma plebéia reproduziu uma história de contos de fadas. O casal real subiu ao altar em 29 de abril de 2011, em Londres, e em 22 de julho de 2013 teve seu filho, George.
Mata Hari & Vadim Maslov – Durante a 1ª Guerra Mundial, Mata Hari deu início a seu trabalho de espionagem para os alemães. Quando ela se apaixona pelo jovem e belo oficial do exército russo Vadim Maslov, decide mudar de lado e oferecer seus serviços para os franceses. Acabou morta por traição.
Clássicos de amor no cinema
…E O Vento Levou – Rhett Butler (Clark Gable), com seu charmoso bigode e lábia como poucos, conquista o coração da mocinha Scarlett O’Hara e os dois vivem encontros e desencontros na história que se passa em um Estados Unidos devastado pela Guerra Civil, no século 19.
Em Algum Lugar do Passado: Este amor, entre Richard (Christopher Reeve) e Elise (Jane Seymour), é daqueles que superam o tempo, literalmente. Num luxuoso hotel, Richard se depara com um retrato de Elise McKenna, apaixona-se pela fotografia e procura saber tudo da bela mulher, falecida há muitas décadas.
A Lagoa Azul: Neste drama, duas crianças sobrevivem a um naufrágio e ficam presas em uma ilha deserta. Ao entrar na adolescência, os dois começam a sentir atração sexual, mas não fazem a mínima idéia do que seja isso. Vivendo como animais, somente seguem seus instintos.
Titanic: Uma das histórias de amor mais famosas do cinema. Apesar de serem de classes sociais opostas, Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) vivem um breve e intenso romance até que a tragédia aconteça.
Melhor é Impossível: Nada como um personagem bem chato para mostrar como o amor pode ser demonstrado de formas nada convencionais. Como acontece entre Melvin (Jack Nicholson) e Carol (Helen Hunt).
Uma Linda Mulher: A comédia romântica traz o conto de fadas Cinderela aos tempos modernos na pessoa de uma prostituta e de um bem-sucedido yuppie, um pouco solitário em Hollywood.
Cidade dos Anjos: No drama, o anjo Seth (Nicolas Cage), sem poder ser visto, se apaixona pela cardiologista Maggie (Meg Ryan). Mas os humanos e os anjos não podem se relacionar e é por isso que Seth começa a ponderar se vale a pena abrir mão de sua imortalidade para viver esse amor com Maggie.
Personagens de desenho animado e dos quadrinhos
Na ficção a imaginação não tem limites. Há os eternos namorados, insistentes pretendentes, supostos triângulos amorosos, príncipe encantado que aparece tanto para Branca de Neve como para Cinderela. Todos têm direito ao amor, à companhia e se derretem diante da amada.
O rabugento Donald, por exemplo, vira uma seda diante da namorada Margarida, que mantém um grande controle sobre ele. Já Mickey e Minie não se resolvem e são apontados como o casal de namorados mais velho dos desenhos animados. O Pateta – por ser pateta, talvez – fica só na intenção com a Clarabela.
Fred Flintstone é um homem pré-histórico que vive na cidade de Bedrock, mas deixa qualquer brutalidade de lado diante da esposa Wilma. O amigo Barney, casado com Betty, segue seus passos. O marinheiro Popeye está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito, eternamente assediada por Brutus, mas o que muita gente não sabe é que Olivia, criada em 1919, portanto 10 anos antes de Popeye, já tinha um outro namorado chamado Ham Gravy, que acabou substituído pelo carismático marinho nas histórias.
Enquanto Zé Carioca e o caipira Chico Bento têm namoradas com o mesmo nome – Rosinha -, os superheróis do passado se mantêm fiéis às suas amadas: Mandrake com a princesa Narda; Super-Homem com a jornalista Lois Lane; Fantasma com Diana Palmer; e Batman … Bem, a onipresença de Robin na vida de Batman sempre levantou suspeita, embora role uma certa tensão sexual entre o Homem Morcego e a Mulher-Gato.