Manual do Viajante

Viaje de carro com crianças sem aborrecimentos

16/05/2014
Viaje de carro com crianças sem aborrecimentos | Jornal da Orla
Desde os cuidados especiais com a bagagem até o trajeto, com mais pausas e necessidade de distrações, pegar estrada com crianças sempre envolve preocupações a mais. “As crianças podem ficar agitadas, com fome ou querendo ir ao banheiro. Ou simplesmente começarem a resmungar por causa do tédio de tanto tempo sentadas”, comenta a psicóloga Solange Martins Ferreira. Por isso, veja dicas para uma viagem tranquila:

Fazendo as malas
Organizar a bagagem pode ser um momento divertido entre pais e filhos, além de dar noções de importância à criança – afinal, nem todos os brinquedos cabem no porta-malas. E, claro, os adultos devem completar a bagagem com o que faltar (produtos de higiene e primeiros-socorros, principalmente).  

Fique atento à segurança
O carro deve estar em condições impecáveis para evitar imprevistos durante a viagem, e isso é verificado por meio de uma revisão. Depois, os pais devem estar atentos à questão da cadeirinha e do cinto de segurança. Aos sete anos de idade, seu filho já pode viajar no banco do carro, mas os cuidados continuam.

Nada de comer no carro
Seu pequeno pode até reclamar de fome, mas evite deixar que ele coma dentro do carro – e não só para evitar enjoos durante o trajeto. Com o movimento, a criança pode engasgar e o adulto não perceber. Também pode surgir a necessidade de frear bruscamente, machucando a boca ou a gengiva do seu filho com o impacto”.

Aproveite a noite
Viajar enquanto a criança dorme é um conforto a mais, tanto para ela quanto para os adultos. O calor incomoda menos à noite, o trânsito tende a ser mais leve. Só é preciso ter certeza de que o motorista está bem descansado, evitando acidentes no trajeto.

Pare de vez em quando
 Se a viagem for muito longa, faça uma parada a cada duas horas e meia ou três horas, para que a criança vá ao banheiro, faça uma refeição leve ou, simplesmente, estique as pernas e o motorista recupere o nível de atenção e reflexo.

Tranquilize a criança antes da viagem
O ideal é deixar um clima divertido no ar, comentando aspectos da paisagem ou atrações que podem aparecer na estrada. Quando a criança se agita, ela reclama e dá mais trabalho, atrapalhando os planos da viagem.

Não pegue no pé
Deixe que a criança se distraia sozinha. Dar um livro, um brinquedo ou até mesmo ligar aqueles DVDs portáteis são atitudes que ajudam a criança a se manter distraída e calma.

Evite chamar amiguinhos
Levar filhos dos outros pode dar trabalho redobrado, sem esquecer da autorização legal do juiz, necessária para carregar outra criança. Leve apenas se for um grande amigo de seu filho, acostumado a visitar vocês e que já tenha dormido longe dos pais sem dar trabalho.