Destinos no Exterior

Viagem para outro mundo

18/04/2014
Viagem para outro mundo | Jornal da Orla
Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo e suas inúmeras atrações e charme incomparável justificam a preferência de turistas dos quatro cantos do planeta. Mas a cidade-luz guarda um mundo subterrâneo, o surpreendente ossário conhecido como “As catacumbas” (Les catacombes, em francês), que costuma não entrar no tour tradicional pela capital francesa, mas atrai viajantes com interesse pela morbidez ou simplesmente curiosos. 
 
Criado no final do século 18 por questões sanitárias, o local é acessado por um corredor mal iluminado com 2 km de extensão, decorado com paredões de ossos e crânios empilhados, a 20 metros abaixo do nivel da rua. São os restos mortais de mais de 6 milhões que começaram a ser transferidos de cemitérios municipais para o local, em 1785. Os paredões dão um clima misterioso e assustador ao lugar. 

Cemitério das celebridades

Paris tem outra atração mórbida bastante popular entre os visitantes estrangeiros: o cemitério Père-Lachaise, considerado o maior da cidade e que recebe milhares de visitantes todos os anos, atraídos pelos 70 mil túmulos espalhados por uma área arborizada de 44 hectares. Ali, repousam os restos mortais de artistas como Jim Morrisson, Edith Piaf, Oscar Wilde e Molíère. O cenário natural do cemitério parisiense é marcado por obras de arte em túmulos de estilos arquitetônicos como o gótico, neoclássico, eclético e barroco.