Geral

Inflação cai 0,30chr37 em Santos

08/04/2014
Inflação cai 0,30chr37 em Santos | Jornal da Orla
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de março apresentou inflação de 0,30%, percentual com queda em relação aos meses anteriores podendo já refletir os efeitos da política monetária de expansão dos juros básicos da economia posta em prática pelo Banco Central. Na projeção anual, a inflação ainda é elevada e depende do comportamento do mercado, bem como da expansão da capacidade produtiva, do equilíbrio entre demanda e oferta e, principalmente, do equilíbrio fiscal. A informação é do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília – Nese/Unisanta.
 
Em março os grupos transporte, alimentação e habitação foram os geradores de inflação. No grupo transportes deve-se ressalvar que o preço dos combustíveis na Petrobras continua congelado e não há no momento qualquer indício de elevação, apesar do necessário ajuste para o equilíbrio das contas da empresa.
 
De forma específica, é feita a seguir análise detalhada por grupo, das principais variações apuradas:
 
–  Grupo Habitação: Foi apurada inflação de 0,45% decorrente de aumentos nos preços de equipamentos do domicílio em 3,9% destaques para item móveis com aumento de 4,5% e itens de telefonia 11,1%. O grupo teve elevação de 2,3% no ano.
 
– Grupo Alimentação: Apresentou inflação de 1,04% índice influenciado por aumentos dos combustíveis como gasolina 2,9%, metanol 5,56%.
 
– Grupo Transportes: Constatou-se inflação de 0,26% no grupo, tendo por motivação o forte aumento no transporte escolar em média 11%. Também o serviço de lavagem apresentou elevação de 0,7%.
 
– Grupo Despesas Pessoais: Houve deflação de -0,08% praticamente estável, apesar dos itens que subiram como bebidas não alcoólicas em 1,96% houve compensação dos itens que apresentaram redução de preço.
 
– Grupo Saúde: Foi apurada inflação de 0,03%, por influencia dos reajustes em remédios e produtos farmacêuticos em 0,14%.
 
–  Grupo Vestuário: Apresentou deflação de -0,85% contribuindo favoravelmente com a inflação do mês. O motivo foi a redução de preço das roupas masculinas em -10,9%.
 
–  Grupo Educação: Foi constatada deflação de -1,29% por diminuição das mensalidades escolares em -1,16% em média e do material escolar em -1,16%.