Um técnica de fácil aplicação e que permite mudar o visual de um ambiente, o craquelê é uma boa dica para quem não gosta de se desfazer de objetos. O efeito “rachado”, que confere nova identidade aos objetos, pode ser obtido com o uso do Kit Craquelê (verniz base e o craquelador).
Como fazer?
Para pincelar, recomenda-se o uso de dois tipos de pincéis: um largo e outro macio. Com o pincel largo, aplique em sentido único o verniz base na peça inteira. Aguarde aproximadamente uma hora pela secagem. Em seguida, com ajuda do pincel macio, passe o craquelador em sentido horizontal. Ao terminar, reforce com uma camada na vertical. Dessa forma, as ranhuras ficarão de tamanho uniforme.
Quanto mais generosa a camada de verniz base e do craquelador, maior será a largura e tamanho das ranhuras. Mas se você deseja um craquelado pequeno, opte por usar o verniz moderadamente. Caso queira acelerar o processo de secagem, é recomendado o uso de um secador apenas na etapa do “verniz base”.
Outra ideia é fazer o craquelado com ares de antigo. Para isso, utilize betume em cera ou diluído. O betume é conhecido por escurecer e envelhecer peças, pois é diluído em solvente e óleo. Ele também serve para tingir e proteger madeiras sem acabamento, gesso, cerâmica, cobre, couro, latão e outros metais.
O efeito craquelado começa a surgir minutos após o uso do craquelador. Porém, somente após 24 horas é que a peça poderá ser manuseada.