Destinos no Exterior

Quando o destino á para competir

21/02/2014
Quando o destino á para competir | Jornal da Orla
A cada dia cresce o número de turistas que buscam lugares propícios à prática de esportes. Seja para correr uma maratona ou participar de uma competição de ciclismo. A possibilidade de aliar o esporte a um destino deslumbrante como Paris ou Barcelona, atrai esportistas de todo o mundo. 
 
O brasileiro, por exemplo, tem procurado cada vez mais o entretenimento aliado ao esporte. Segundo o gerente da BWT Operadora, Gabriel Cordeiro, a operadora aponta um aumento de 32% nas vendas de pacote para turismo esportivo no último ano. “Automobilismo, motociclismo, golfe, tênis e vários outras categorias passaram a estar presentes nas solicitações dos nossos clientes” afirma.
 
Uma pesquisa do World Travel Monitor, órgão de informações especializado em turismo, apontou que essa prática virou tendência também na Europa. Segundo o estudo, nos últimos cinco anos houve um significativo aumento no número de turistas europeus que viajaram para praticar esportes, ultrapassando o número de viagens em cruzeiros marítimos, que costumavam ser o destino preferido durante as férias.
 
Os alemães são os maiores entusiastas do turismo esportivo, respondendo por 42% dos 9 milhões de viagens do tipo feitas por europeus fora de seus países. Entre os viajantes, que escolhem esse tipo de turismo, a Áustria é o destino mais popular, atraindo 24% do mercado. As atividades esportivas mais populares entre esses turistas são trilhas (38%) e tours de bicicleta (23%). Em seguida vêm esportes com veículos motorizados, como motocicletas e corridas de barco (14%) e partidas de golfe (10%).
Confira as competições que mais atraem turistas em todo o mundo:
 
Swim Miami
É uma prova anual que acontece na cidade de Miami desde 1989, sendo assim um evento bem tradicional atraindo em torno de 1.000 atletas todos os anos. É disputada em quatro distâncias e dificuldades, tendo largadas a partir das 8h: 800 metros, 1 milha (1,6km), 5Km e 10Km. O local tem águas límpidas e o percurso foi redesenhado para ficar parecido com o percurso da prova olímpica de Londres em 2012, só que em Miami, passando por uma região onde há mansões e lindas residências de celebridades americanas e internacionais. Todos os participantes ganham medalha ao finalizar a prova e os 3 melhores tempos masculino e feminino ganharão premiação adicional.

Mountain do Atacama
É a versão internacional da série Mountain Do que já acontece no Costão do Santinho, Lagoa da Conceição, Praia do Rosa e Campos do  A primeira edição aconteceu em 2012 e reuniu mais de 500 brasileiros. Em 2014 a prova está marcada para dezembro e as inscrições estarão abertas em abril. A corrida tem três distâncias de corrida: 6km, 23km e 42km. O percurso possui terreno variado, sendo 5km de asfalto, 2km de dunas, 30 km estrada de chão, 3km de trilha e 2 km de areia. A premiação é dividida entre homens e mulheres.
 
Maratona de Nova York
A primeira edição da Maratona de Nova York foi realizada em 1970 e contou com somente 127 participantes. O percurso, que era ao redor do Central Park, foi concluído apenas por 55 atletas. Passados mais de 30 anos, esses números foram alterados drasticamente. A Maratona de Nova York tem a participação de aproximadamente 50.000 corredores procedentes de 120 países. Além disso, a prova conta com mais de 2 milhões de pessoas que saem às ruas para acompanhar a competição e 315 milhões de telespectadores ao redor do mundo. A corrida acontece sempre no 1° domingo de novembro, partindo do distrito de Staten Island, percorrendo todos os outros quatro (Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan), com chegada no famoso Central Park. Entre os milhares de participantes, muitos vão apenas para se divertir. Como o número de interessados é sempre maior que o número de inscrições disponíveis, antes de se inscrever os maratonistas devem participar de uma loteria. Cerca de 124 mil pessoas participam deste sorteio on-line e apenas 15 mil inscrições são concedidas. Se sorteado, você poderá garantir a sua inscrição.
 
Patagônia Run
Disputada na bela e distante província de Neuquén, na Argentina, a Patagônia Run conseguiu, em apenas um ano, tornar-se um dos eventos no exterior com mais participantes brasileiros. Em 2011, apenas 11 atletas viajaram até San Martin de los Andes. No ano seguinte, 150 brasileiros se inscreveram para as disputas e, em 2013, foram 589 inscritos – maior participação do que a registrada em eventos tradicionais e populares entre os brasileiros, como a Maratona de Buenos Aires, que reuniu 576 participantes nos 42 km, em 2013. A edição de 2014 acontece em 12 de abril. A competição em trilhas é uma corrida individual com 6 distâncias: 10km, 21km, 42km, 63km, 84km e 100km. Cada corredor encontra  uma combinação de trilhas de montanha com inclinações, diferentes graus de desnível, planícies e vales de grande beleza, mirantes, cruzamento de rios e áreas protegidas do bosque patagônico dentro do Parque Nacional Lanin.
 
Canada Day Challenge Swim
É uma das provas mais divertidas e tradicionais do Canadá. Todos os anos ela acontece no dia 1º de julho, quando se comemora a independência canadense. Com três níveis de dificuldade, 1km, 2km e 4km, o evento reúne centenas de competidores iniciantes, amadores e profissionais, mas com a quantidade limitada de 300 inscrições. Por isso, os interessados devem ficar atentos, porque o prazo para a inscrição é o dia 30 de abril de 2014.
 
Maratona de Barcelona
A competição acontece no dia 26 de março e deve reunir mais de 20 mil participantes. A partida está marcada para as 8h30, em Avinguda María Cristina – avenida que é conhecida por acolher inúmeros eventos.
 
Meia Maratona de Buenos Aires
Uma das provas mais queridas e desejadas pelos brasileiros, a maratona portenha acontece no dia 7 de setembro. Desde 2009, o evento passou a ser organizado pela mesma equipe da Maratona de Buenos Aires. A competição já foi eleita a melhor maratona sul-americana.
 
Tour Ciclístico da Independência Dominicana
Montanhas, praias, rios e uma grande variedade de aldeias e de expressões culturais serão o pano de fundo para a competição que homenageia a independência da nação dominicana e tornou-se uma verdadeira atração de turismo desportivo. Mais de 200 ciclistas de diferentes países competem, peladando pela Baía de Samaná, o vale de Constanza, o Monumento aos Heróis da Restauração, a rota turística do centro histórico de San Pedro de Macoris, entre outros, num percurso turístico com um total de 1.010 km. A prova acontece em fevereiro.

Meia Maratona do Glaciar

A competição tem como cenário o Parque Nacional Los Glaciares, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco desde 1981. O parque fica localizado perto da cidade de El Calafate, província de Santa Cruz, no coração da Patagônia argentina. 
 
Montanhas, lagos e glaciais patagônicos serão os silenciosos acompanhantes de cada corredor nessa prova única.
Além da opção de meia maratona, há também a 10ª del Glaciar, uma corrida de 10 km. É uma grande oportunidawide para os corredores conhecerem o maravilhoso Parque Nacional e seus arredores.


 

Tour de France
Esta é uma das principais e mais populares provas de ciclismo do mundo. A competição tem suas atividades (largada/chegada) concentradas na capital Paris, com o ciclo vencedor sob o Arco do Triunfo e, para baixo, na Champs Elysées, transformando a cidade na capital mundial do ciclismo pelo prazo de pouco mais de uma semana. 
 
Paris é propícia para outras atividades que atrae visitantes de todo o mundo. São 32 estádios municipais, mais de 150 quadras de tênis, mais de 30 piscinas, ciclovias, enormes bosques municipais e parques, centros de esportes de água e a realização de inúmeros eventos, como a Paris Marathon, Roland-Garros (tênis), Paris Judô Tournament, Six Nations Tournament (rugby), Bercy Open de Ténis, Campeonato Mundial de Judô, Campeonato Europeu de Atletismo, entre outros, que fazem de Paris, sem dúvida, um destino para os amantes dos esportes.