
A estação chama-se Barreiros mas poderia ser conhecida como Oportunidade. No empreendedorismo pensar “fora da caixinha” é ter a criatividade como grande companheira. A moradora de São Vicente, Rosana Carvalho dos Santos, decidiu levá-la para passear em sua velha e inseparável bicicleta.
Um belo dia, a vizinha dos trilhos por onde o VLT passa tocando sua campainha teve uma ideia. “Eu passava na frente todos os dias porque moro ali há muitos anos e via que não tinha ninguém vendendo nada logo cedo.”, conta.
Por ser o principal e mais movimentado ponto de embarque e desembarque de passageiros de todo o trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos que corta a cidade, a ex-dona de casa deu asas à imaginação. Foi exatamente o intenso fluxo do vai e vem de gente que acendeu a lâmpada da criatividade. Ela pensou: “Que tal vender café da manhã caprichado pra quem sai correndo de casa pra trabalhar?”.
A poucos metros de onde mora com o marido e dois filhos, Rosana enxergou a oportunidade e uma demanda que ninguém ainda havia notado. Foi assim que a senhora “magrela” da família virou ferramenta de trabalho. E lá apareceu a empreendedora com a oferta prontinha e um balcão improvisado sobre duas rodas!
QUALQUER IDEIA DE NEGÓCIO PODE MUDAR PRA MELHOR
O “negócio” da Rosana começou com a venda de empadas pelo bairro, mas ela precisava aumentar a renda da família. Foi quando olhou para a estação dos Barreiros com outra perspectiva.
Há quase um ano, Rosana passou a acordar às três e meia da madrugada, preparar em casa o café fresquinho, esquentar salgados que produz e assa na noite anterior e acondicioná-los com cuidado em isopores para mantê-los quentinhos. Com a ajuda do marido, prende tudo na bicicleta e pedala até a Estação. Às seis da manhã, ela já está com a sua “magrela” parada em um ponto estratégico, guarda-sol aberto, garrafas térmicas à vista do freguês, com touca, avental, luva e pronta pra vender o café da manhã pra quem sai de casa correndo para o trabalho.
“No primeiro dia, eu vendi todo o café. Depois passei a levar minhas empadas que viraram paixão nacional (risos). As pessoas queriam outros produtos. Foi então que, além das empadas, comecei a fazer esfihas, pão com hambúrguer e sanduíches bem recheados”. De segunda a sexta,
Rosana bate o ponto em frente à Estação dos Barreiros. Leva na bicicleta dois litros e meio de café puro, quatro litros de café com leite adoçado, um litro de achocolatado com leite, três isopores com mercadorias fresquinhas, bancos e o guarda-sol colorido. E, claro que se preocupa com a higiene e limpeza urbana. Todos os sanduíches são vendidos em saquinhos plásticos. Rosana ainda leva o cestinho para acondicionar o lixo.
Como uma boa empreendedora, ela cuida muito bem da identidade visual do seu negócio. O avental preto, que combina com a touca de tecido, estampa a frase do “carro-chefe” do negócio: EU AMO EMPADAS. O comércio se estende para o mundo virtual. Na página do Instagram @salgados_dazana01, ela divulga os salgados que produz, inclusive das encomendas que entrega. Afinal, propaganda é a alma do negócio!
EMPREENDER É OLHAR PRA FRENTE
Apesar de atuar no mercado informal, Rosana pensa no futuro e buscou informações no SEBRAE da Baixada Santista. Por isso, tem um CNPJ e passou a ser uma MEI (Microempreendedora Individual), que garante benefícios, como o direito à aposentadoria e ao auxílio-acidente. A preocupação começou quando, anos atrás, vendia marmitas em São Vicente.
Atualmente, a renda mensal da Rosana é maior do que muitos empregos do mercado formal. Com o trabalho, faça sol ou chuva, ela tira o sustento para os filhos, paga as contas de consumo, investe no lazer em família e ainda consegue planejar uma reserva financeira. Rosana quer fazer uma reforma em sua cozinha e ampliar a casa onde vive. E, como toda dona de negócio, por menor e mais simples que seja, tem um sonho: “Eu quero abrir minha portinha e ter minha cafeteria.”
A história da Rosana é inspiradora e torna-se especial quando você a conhece de perto. Simpatia, simplicidade, sorriso no rosto, atendimento humanizado e o zelo por cada produto comercializado. Estas qualidades são imprescindíveis para o empreendedor que busca o sucesso do seu negócio.
Rosana começou com um investimento de R$ 100,00 e a administração do marido. Aliás para um negócio prosperar, a gestão financeira é uma das estratégias fundamentais. Atualmente, ela tem mais de vinte clientes fiéis.
Há poucos dias, falei com a Rosana por telefone e ela me fez uma confissão que me deixou emocionada: “Minhas vendas aumentaram depois do POR CONTA PRÓPRIA, inclusive as encomendas. Me deu mais visibilidade. Eu também ampliei meu cardápio e novos clientes apareceram, inclusive curiosos. Fiquei até mais conhecida. As pessoas passaram a me enxergar mais.”
Rosana foi uma das convidadas na estreia do POR CONTA PRÓPRIA no meu canal do Youtube.
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