Uma pesquisa realizada pela Ipsos e pelo Google, com a participação de 21 mil pessoas em 21 países, revelou que, em 2024, o Brasil superou a média global no uso de inteligência artificial (IA), com 54% dos brasileiros relatando ter utilizado IA generativa, enquanto a mídia mundial ficou em 48%. A IA generativa é aquela capaz de criar conteúdos como imagens, músicas e textos.
O estudo “Nossa Vida com IA: Da Inovação à Aplicação” mostrou que o otimismo em relação ao potencial da IA cresce à medida que seus benefícios se tornam mais evidentes. No Brasil, 65% dos entrevistados concordaram com a tecnologia promissora, acreditando que ela pode contribuir positivamente para diversas áreas da vida. A média mundial é de 57%.
Além disso, 60% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial aumentará as oportunidades de emprego, uma visão compartilhada por 49% dos participantes em nível global. A confiança nas mudanças que a IA pode trazer ao mercado de trabalho cresceu de 62% para 68% no Brasil em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros afetados pela IA acreditavam que precisariam buscar um novo emprego, mas esse número caiu para 15%.
A pesquisa aponta que os brasileiros enxergam a IA como uma força transformadora em várias áreas, destacando-se na ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Além disso, 64% da população brasileira acredita que os benefícios da inovação, tanto na ciência quanto na medicina, superam os riscos associados aos avanços da IA.
Existem vários benefícios no uso da IA, como personalização de serviços e produtos, redução de erros humanos em tarefas mais complexas, automatização de tarefas repetitivas e melhoria de segurança cibernética.