Santos

5º Conferência do Meio Ambiente debate emergências do clima

16/01/2025
Prefeitura de Santos

A emergência climática e seus impactos- como chuvas intensas, aumento do nível do mar e calor extremo- estarão no centro das discussões da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (5ª CMMA) de Santos. O evento, com o tema ‘Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica’, ocorre neste sábado (18), das 13h às 19h, na Unifesp (Rua Carvalho de Mendonça, 144), reunindo moradores, especialistas e organizações para debater soluções e estratégias.

O evento é aberto a toda a população e não exige inscrição prévia. No entanto, quem optar pela pré-inscrição online poderá enviar sugestões de propostas, que serão avaliadas pelos grupos de trabalho durante a conferência. Para acessar o formulário, clique aqui.

A conferência é o ponto culminante de um processo participativo iniciado com três oficinas preparatórias realizadas em diferentes regiões da cidade. Esses encontros, organizados para ampliar as discussões e engajar a população, abordaram os cinco eixos temáticos da conferência: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.

A engenheira agrônoma da Seção de Mudanças Climáticas (Seclima), Greice Pedro, que participou das oficinas, reforçou a importância do diálogo com as comunidades mais vulneráveis em todas as etapas dos processos de elaboração e implementação de projetos locais.

“As oficinas preparatórias buscaram uma maior proximidade com os moradores das áreas de maior vulnerabilidade socioambiental. Discutimos desafios, como a conservação de áreas naturais, arborização urbana, saneamento básico e segurança alimentar. Tudo isso com o objetivo de construir soluções alinhadas à transformação ecológica, essencial para enfrentar a emergência climática que já sentimos no nosso território”, afirmou.

Na conferência, os participantes terão a oportunidade de elaborar propostas para os cinco eixos temáticos, que serão debatidas em grupos de trabalho e priorizadas em plenária. As 10 propostas finais de Santos serão encaminhadas para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá em março. Além disso, serão eleitos os delegados do município na etapa estadual, respeitando critérios de gênero e etnia.

Vale ressaltar que Santos possui o Plano Municipal de Mudança do Clima de Santos (PMMCS), de 2016, pioneiro no país e aperfeiçoado durante a construção do Plano de Ação Climática de Santos (Pacs), em 2022. Com base no Índice de Risco Climático e Vulnerabilidade Socioambiental (IRCVS), foram delineadas as regiões do município que devem ser priorizadas nos esforços para aumentar a resiliência às mudanças climáticas.